Equipa: Ratos da Biblioteca (João Rocha, Inês Liberato, Tatiana Santos e Inês Mendes)
Professora Responsável: Teresa Gouveia
Dia 25 de Março.10 horas da manhã. Biblioteca da nossa escola, a E.B. 2,3 de Santa Marta de Penaguião. Olhos ansiosos de colegas inquietos. Os nossos nervos expressos no roer de um lápis, no bater de um pé ou num suspiro mais profundo. As folhas são-nos distribuídas com o questionário do Concurso de Leitura organizado trimestralmente pela Biblioteca Escolar /Centro de Recursos (BE/CRE) no final de cada período. 30 minutos para a sua realização. Questões de escolha múltipla, palavras cruzadas e uma questão de resposta aberta acerca do conto “Aladino e a lâmpada mágica” de As Mil e Uma Noites. A magia da lâmpada encantou-nos e contamina agora a sala. As folhas são cuidadosamente preenchidas pelos nossos dedos que fervilham de ansiedade no ritual da escrita. Alguns de nós tentam descobrir as respostas nos olhos dos colegas. Outros nas entrelinhas das indicações das professoras. Fim da prova. Sorrisos de satisfação, olhares de triunfo ou gestos de desilusão. Os resultados serão afixados e os prémios entregues amanhã, dia de encerramento das actividades lectivas.
Este Concurso de Leitura é uma das actividades que mais nos atrai, alunos do 2º e 3º Ciclos, para este espaço amplo e luminoso com quase 172 m2. A Biblioteca da nossa Escola recebe também, pontualmente, alunos do 1º Ciclo que a frequentam nos tempos livres, durante a hora de almoço e intervalos, e nas actividades promovidas para este público-alvo.
Organizada em diferentes áreas – recepção e atendimento; estudo, pesquisa e consulta; área de trabalho de grupo e jogos; informática audiovisual e leitura informal – a Biblioteca ocupou, desde sempre, um lugar fulcral nas actividades da nossa escola. A professora bibliotecária Filomena Nunes, responsável pela sua coordenação, sublinha que “desde a sua inauguração, nos anos 70, a escola teve um espaço próprio de Biblioteca que já teve diferentes localizações físicas, funcionando, desde 1998, no espaço actual.” Tendo sido sucessivamente reestruturada e alargada, a maior intervenção ocorreu em 2000 quando a “Biblioteca entrou para a Rede de Bibliotecas Escolares. Desde essa altura, houve uma enorme valorização do espaço, com a aquisição de equipamento e mobiliário, do fundo documental e na formação dos responsáveis da Biblioteca quer dos professores que integram a equipa, quer dos assistentes operacionais.”- acrescenta a Coordenadora. A nossa Biblioteca conta, assim, actualmente com cerca de 4000 livros e mais de 500 exemplares de material não livro (DVD, CD de música e cassetes), sendo a equipa que a dinamiza constituída por uma coordenadora a tempo inteiro, duas funcionárias, uma professora e quatro alunos monitores, cuja função consiste em colaborar nas áreas de leitura, recepção/atendimento e informática, essencialmente nas horas de maior afluência. A selecção dos nossos colegas monitores fez-se mediante a resolução de um questionário relativo aos seus hábitos de leitura, gostos e preferências, competências a nível da informática e disponibilidade horária, tendo sido posteriormente os candidatos sujeitos a uma entrevista. Os nossos colegas seleccionados receberam formação ministrada pela Coordenadora da BE/CRE, estando aptos a colaborar no funcionamento das várias secções do espaço e na promoção das diferentes actividades que aqui decorrem.
Para além do referido Concurso de Leitura trimestral, a nossa biblioteca não esquece datas importantes que marcam o calendário anual, como o dia do Autor Português, o Dia da Mulher ou a Semana da Europa. Para as assinalar, a Biblioteca faz exposições temáticas, selecções bibliográficas, promove exibições fílmicas, encontros com escritores, em parceria com a Biblioteca Municipal, e desafios, como “Uma pergunta por dia”, concurso em que os alunos são desafiados a responder a uma pergunta por dia, durante uma semana, recorrendo a diferentes técnicas de pesquisa de informação. Sempre empenhada na formação de leitores, a nossa Biblioteca organiza também a Semana da Leitura no âmbito do Plano Nacional da Leitura, promove anualmente uma Feira do Livro, divulga e incentiva à participação em Concursos Nacionais, através do nosso Clube de Escrita que funciona neste espaço desde 2004. A Biblioteca disponibiliza-se, ainda, para apoiar o desenvolvimento de actividades dinamizadas pelos diferentes Departamentos Curriculares, grupos disciplinares ou projectos desenvolvidos na nossa escola, como os projectos “Eco-Escola” ou a “Corrente de Sorrisos” que encontram na nossa Biblioteca o espaço ideal para expor trabalhos, exibir filmes ou reportagens, colocar estruturas de recolha e divulgação de informação ou simplesmente encontrar o apoio bibliográfico para o desenvolvimento dos seus trabalhos, de Segunda a Sexta, das 8h30 às 17 horas, ininterruptamente.
17 horas. Fim de mais um dia. Hora da publicação dos resultados do Concurso de Leitura. Olhos ansiosos de alunos inquietos. Nervos expressos no roer das unhas, no bater de um pé ou nas perguntas ansiosas. A Coordenadora afixa no placar da entrada uma lista com os vencedores do 2º e 3º Ciclos. Sorrisos de satisfação, olhares de triunfo ou gestos de desilusão. Para nós, equipa d a reportagem, ainda não foi desta! Ficamos a aguardar pelo dia seguinte, o final do trimestre. Talvez possamos ainda integrar a lista do Top Leitores… A “derrota” no Concurso de Leitura não nos fará desistir de frequentar este espaço e empreender as diferentes “viagens” que a nossa biblioteca nos proporciona.
Equipa: Ratos da Biblioteca (João Rocha, Inês Liberato, Tatiana Santos e Inês Mendes)
Professora Responsável: Teresa Gouveia
Escola: Escola E. B. 2, 3 de Santa Marta de Penaguião
Leia o trabalho completo dos vencedores