Se os filhos se transformassem em pais e os pais em filhos, provavelmente haveria uma “vingança” por parte dos filhos (agora pais). Os pais (agora filhos), teriam de comer a sopa toda, com legumes e massas monstruosas que nos fazem engasgar à primeira colherada…porque, supostamente, “é deliciosa”e estamos em “crescimento” (para os lados como eles); teriam de beber só água às refeições; estudar a toda a hora (e que horas intermináveis, estas!); se tivessem uma má nota, era logo um sermão de duas horas (para além da proibição do computador, televisão e tudo o que é divertido); se tivessem uma boa nota, perguntávamos se tinha sido o melhor da turma; tinham de lavar a loiça enquanto nós (agora pais) líamos o jornal ou víamos televisão; arrumavam o seu quarto, a sala e o nosso quarto, enquanto nós nos limitávamos à pequena cozinha e à ainda mais minúscula casa de banho…
Eram muitas as coisas que seriam feitas na “vingança” dos filhos vs. pais, incluindo a famosa “come a cenoura que faz bem aos olhos”. Provavelmente, se escrevesse todas as coisas que os nossos pais nos fazem (com a desculpa que é sempre o melhor para nós e que, agora nós, (os filhos agora pais) lhes faríamos, não me chegava todo o papel do mundo nem toda a minha vida.
Mas, ser pai também deve ser cansativo. Estar a par das notícias, pagar as contas, levar-nos à escola, ao teatro, ao ballet, ao karaté, etc… Ouvir que todos os dias os combustíveis vão subir…e o ordenado reduzir… duríssimo. No entanto, não se compara com aquilo que os filhos têm de aturar durante, mais ou menos, 25 anos (estes 25 anos já com uma pequena margem de reprovações na faculdade…que afinal não era bem aquela que queríamos…e encontrar emprego…isso só deve ser para aqueles que têm muita sorte!)
Filho sofre…ou será pais??!!!!!
TURMA DO 8ªB
ESCOLA REGIONAL DR.JOSÉ DINIS DA FONSECA
OUTEIRO DE S.MIGUEL- GUARDA
E se de repente acordasse na lua??
Hoje era o grande dia. Íamos juntar uma grande tripulação para viajarmos até à lua, Viajaríamos num foguetão gigante com o nome de “Star 6ºA”. Nem imaginávamos as aventuras que nos esperavam no espaço.
Pela primeira vez, na história da Humanidade, cinco crianças iam pisar a lua. Quem comandava a tripulação era o General Silva, mas quem comandava o foguetão era o Serafim. E, quem estava encarregado de tomar conta de nós, crianças, era a Lucinda, prima da cadela Laica que ladrava sempre que não lhe obedecíamos. Tínhamos trazido alguns petiscos da nossa “Terrinha”…e assim, podíamos matar saudades, sempre à hora do lanche.Com esta conversa toda, reparámos que estávamos dentro do foguetão, já no espaço.
Depois de passarmos por estrelas, meteoritos, planetas, e…batatas fritas…ups…não era bem isso que vimos…chegámos à lua. Aterrámos numa base lunar e fomos recebidos por aqueles “lunáticos” muito bem, como se fossemos heróis muito importantes…e, lá no fundo até éramos…não era para todos pisar a lua…pisar…pisar…aquela areia fina…uma sensação fantástica. Hasteámos a bandeira portuguesa, perto da bandeira das batatas fritas,ups…não era bem das batatas fritas…Ao caminharmos…caímos numa grande cratera que não era mais do que o t1 de um ser verde…verde…mas simpático. Cumprimentámo-nos, fizemos bons amigos…explicámos a nossa viagem, trocámos receitas de culinária. Surpreendentemente este ser verde tinha um aspecto tão… normal! Fez-nos uma visita guiada pela batata frita…ups…outra vez…pela lua, conhecemos outros lunáticos grandes, pequenos e assim-assim. Provámos da água da fonte da amizade e tatuámos nas nossas mãos um símbolo de amizade eterna entre terráqueos e bata…lunáticos. Tudo ali fazia sentido como na terra, havia a escola lunar, o supermercado lunar…o hospital lunar…mas tudo era habitado por seres verdes, laranjas e assim-assim…
De repente, a lua estremeceu, estremeceu e cada um de nós caiu num turbilhão sem fim, num buraco escuro, medonho, mas que cheirava a b…frita…Quando dei por mim estava em casa, na minha cama…com a cara em cima de um pacote plástico e gorduroso…agora percebia a razão da batata frita….teria sido tudo um sonho???teria sido tudo real???
Ohhhh….olha a tatuagem que tenho na mão!!!!
TURMA 6ºA
ESCOLA REGIONAL DR.JOSÉ DINIS DA FONSECA
OUTEIRO DE S.MIGUEL- GUARDA
Ver os textos em