“O Pai Natal que não comia Queijo” é o título de um dos livros de Isabel Zambujal que vais gostar de ler, agora que se aproxima a altura da entrega de prendas. Outro que provavelmente conheces é “A Menina que Sorria a Dormir”, obra que está incluída no Plano Nacional de Leitura e que já vai na 8ª edição!
Isabel Zambujal trabalha numa agência de publicidade e escreve livros infantis. Tem uma série sobre cidades e agora caba de lançar “Auto do Cruzeiro do inferno”, inspirado num dos grandes dramaturgos portugueses, Gil Vicente. Isabel é filha de um outro escritor, Mário Zambujal, que também é jornalista.
Manda-nos as perguntas que gostarias de lhe fazer e poderás ser um dos leitores escolhidos para a ir entrevistar! Envia as questões para escritoresjunior@visao.impresa.pt até dia 12 de dezembro.
Conheces os seus livros?
Se ficaste com vontade de ler mais obras da escritora Isabel Zambujal, a convidada da rubrica Conheço um Escritor, a publicar na edição de Janeiro da VISÃO Júnior, espreita alguns dos seus livros. Fica com as nossas sugestões:
Auto do cruzeiro do inferno O subtítulo desta obra é “Os novos passageiros da obra de Gil Vicente”. Sabes porquê? Porque a Isabel Zambujal pegou no clássico Auto da Barca do Inferno, escrito por Gil Vicente no século XVI, e fez uma versão contemporânea e muito divertida. Em vez de situações típicas da Idade Média, os personagens andam em carros desportivos, usam sapatos de marca, discutem por causa de futebol. E, às vezes, são tão tolos e vaidosos como as figuras originais em que a Isabel se inspirou.
O Pai Natal que não comia queijo Imagina que, à hora do lanche, saltava um Pai Natal minúsculo e muito guloso de dentro de um açucareiro na mesa à tua frente. Foi o que aconteceu com as crianças que moravam no Palacete da Rua das Papoilas. Passado o primeiro susto, elas ficam ainda mais espantadas quando ele resolve deixar-lhes umas prendas especiais na árvore de Natal: são presentes-memórias. Coisas que lhes lembravam momentos felizes e sensações boas. E tu, que presente-memória é que gostarias de receber?
A menina que sorria a dormir A Glória é uma menina feliz que vive numa pequena aldeia com poucos habitantes. Mas tem uma particularidade: não é capaz de dormir sem que alguém lhe conte uma história. Assim que a voz para, a Glória acorda logo. Para ajudar a mãe exausta da menina, os habitantes da aldeia começam a revezar-se para contar fábulas, adivinhas e contos, durante noites inteiras ao longo do mês. Mas o cansaço começa a ser um problema! Até que, um dia, a Glória recebe uma carta muito especial do pai…
Um saltinho a Madrid Este livro pertence a uma coleção chamada Saltinhos, sobre guias de viagem para crianças. Neste caso, vais ficar a conhecer melhor a capital espanhola, com a ajuda de um menino chamado Paco: ficas a saber onde é a Gran Vía, quais são os monumentos principais da cidade, e podes descobrir o que são “tapas”.
101 coisas e meia que devias fazer antes de crescer Todas as sugestões que vais encontrar aqui prometem deixar-te muito bem disposto. A autora diz que, mesmo que não faças tudo o que ela escreveu nesta lista, não faz mal: o que importa é seres feliz e experimentares coisas que os adultos se esquecem de fazer. Mas algumas das sugestões valem mesmo a pena: como andar de carrossel até ficar tonto, rir até ficar com soluços, acampar com os amigos no quintal…Um saltinho ao PortoDesta vez, o guia de viagem imaginado por Isabel Zambujal debruça-se sobre esta bonita cidade do norte do país. Vais ficar a saber muito mais coisas sobre lugares e monumentos como a Foz, a Torre dos Clérigos, os jardins de Serralves, a zona da ribeira. O guia destas páginas é o joão, um rapaz que, quando for grande, quer construir novas pontes para o Douro. E sabes que existe também Um saltinho a Lisboa?
Panda e o abecedário das coisas boas Este livro pertence a uma coleção dedicada ao urso do canal televisivo, e é adequada a meninos em idade pré-escolar. Mas podes partilhar este livro com os teus irmãos mais novos, por exemplo. Assim, poderás ajudá-los a aprender o abecedário, os números, as cores e os sentidos.