A verdadeira História do Doutor Grilo/Periquinho e Periquinha
Este livro reúne dois contos inspirados nas histórias tradicionais portuguesas: o primeiro conta as aventuras de Manuel Grilo, um homem muito esperto que tentava evitar os estudos (o que, convenhamos, não é lá muito inteligente….); o segundo conto é sobre as desventuras de dois irmãos que têm uma madrasta malvada (e, felizmente, esta é só uma personagem de ficção).
Rosa, Minha Irmã Rosa
Escrita por Alice Vieira para os seus próprios filhos, esta história muito bonita fala sobre a Mariana: uma menina de dez anos que, quando nasce a sua irmã Rosa, supera a tristeza e os ciúmes que sentiu por ter menos atenção por parte dos pais, da avó e da tia.
Chocolate à Chuva
Mariana enfrenta uma nova mudança: os pais da sua melhor amiga, Rita, vão divorciar-se, e esta não sabe bem como enfrentar as inseguranças que o futuro lhe inspira. Mas as conversas e a amizade são dois bons pontos de partida para encontrar uma solução…
A Charada da Bicharada
Podes jogar às adivinhas ou às escondidas enquanto lês este livro: é que o conjunto de poemas aqui escritos têm pistas que ajudam a descobrir os animais desenhados, e disfarçados, nas ilustrações coloridas. Começa pela capa: é um leão que tem também um peixe desenhado na juba…
Flor de Mel
Este é um dos primeiros romances escritos por Alice Vieira, já galardoado com um prémio importante. Conta a história de Melinda, uma menina que perde a mãe. Até o pai encontrar uma nova casa, e uma nova mulher, ela passará por várias casas de acolhimento. Mas, apesar da tristeza, Melinda dá livre curso à sua grande imaginação.
Úrsula, a Maior
Descobrir quem somos, o que queremos, do que somos capazes, ou aquilo em que acreditamos, são tarefas importantes. A adolescência é uma das alturas em que se fazem mais descobertas. Que o digam a Maria João, que tem 14 anos, e a sua amiga Xuxu – a Úrsula do título.
Contos de Andersen para Crianças sem Medo
Já pensaste que uma história clássica pode ser contada de várias maneiras, de acordo com o estilo e o vocabulário de cada escritor? Alice Vieira escolheu histórias familiares, como a da Polegarzinha, e conta-as à sua maneira.
Rimas Perfeitas, Imperfeitas e Mais-que-perfeitas
Eis um livro perfeito para levar para a escola, para te ajudar a aprender: é constituído por 14 poemas, cada um dedicado a um determinado tempo – ou flexão – de verbo. Tens poemas que estão no Presente, outros usam o Gerúndio, outros ainda fazem alusão ao Pretérito Perfeito….
Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho
O Reino das Cem Janelas fica todo virado do avesso quando, um dia, a luz não aparece. O rei, que estava habituado a ter ideias luminosas, troca as voltas a toda a gente; a sua futura mulher, uma fada desempregada, também não o ajuda muito; e os ministros, a bruxa de serviço, o dragão, também só fazem disparates. Um livro divertido.
Quando te dedicares a ler os 15 contos deste livro, vais descobrir que o papel também pode ter outro aroma: o do chocolate. Alice Vieira já escreveu livros com outros odores que normalmente encontras nos bolos: a banana, a baunilha, a caramelo… Mas o livro também oferece outros divertimentos, mais habituais, como vocabulário novo e jogos de palavras.
Águas de Verão
Lembras-te da série televisiva Conta-me como foi? Pois este livro é passado num tempo em que ainda não havia televisão e as pessoas ouviam telefonia. Uma época em que os meninos, como a personagem Marta, tinham muitas regras a seguir até quando estavam de férias. Até ao dia em que um saxofonista chamado Gualberto rompeu a rotina do Grande Hotel das Termas…
Se Perguntarem por Mim Digam que Voei
Este livro vai exigir mais a tua atenção, porque a ação decorre ao longo de quarenta anos, em duas povoações distintas, e tem muitos personagens diferentes para acompanhares. Mas, depois, vais perceber que a vida de familiares, amigos e vizinhos se entrelaça ao longo dos anos. E que os sonhos de pessoas que viveram em condições e tempos diferentes, às vezes, são muito parecidos