Já pensaste em falar com o autor de um livro de que gostaste muito? E descobrires, por exemplo, como é que ele ou ela inventaram um personagem tão especial, ou onde vão buscar aquelas ideias originais para uma história? Não é uma missão impossível, longe disso. A VISÃO Júnior pensou em todos os leitores curiosos e lançou um desafio novo, chamado Conheço um Escritor, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares.
Se queres participar nesta iniciativa, é muito fácil: podes fazê-lo individualmente, ou em pares ou em grupo. Só tens que enviar as perguntas que queres fazer ao escritor proposto por nós, até dia 6 de Abril para escritoresjunior@visao.impresa.pt.
Também podes enviar vídeos com dramatizações, recontos e textos sobre o trabalho e a vida do autor. Depois, podes ler as respostas às tuas perguntas na edição seguinte da VISÃO Júnior, nessa secção chamada Conheço um Escritor.
Até agora, os entrevistadores-júnior já conversaram com os autores António Mota e Alice Vieira (as respostas desta última podem ser lidas na edição de Março, que está agora nas bancas).
A próxima convidada é… a escritora Maria Luísa Bliebernicht Ducla Soares Sottomayor Cardia. Sabes quem é?
Luísa Ducla Soares é o nome com que assina os seus livros. Tem 72 anos, foi jornalista e tradutora, e até já escreveu guiões para televisão. Mas o que ela gosta mesmo de fazer, como conta no Facebook, é escrever livros infantis e juvenis. Gosta tanto que já publicou mais de oitenta livros, como O Soldado João, O Sultão Solimão e o Criado Maldonado, A Menina do Capuchinho Vermelho no século XXI, ou 25 – que é um livro de poemas acompanhado por um CD, feito para homenagear o 25 de Abril.
Entre os temas abordados por esta escritora muito simpática, há de tudo: histórias bem humoradas com animais ou fantasmas, ou ainda lenga-lengas e histórias inspiradas na tradição oral portuguesa; mas ela também inventou contos mais sérios, sobre as guerras, o ambiente, ou as diferenças entre as pessoas. Não admira que já tenha ganho vários prémios nacionais e internacionais. Mas o mais importante, diz ela, é que continua a gostar muito de escrever e de conhecer quem a lê.
A Luísa Ducla Soares conta que começou a escrever para inventar histórias para o irmão, que é dez anos mais novo, e que detestava todos os livros que lhe ofereciam! E que os seus livros preferidos, quando era pequena, eram os livros do Julio Verne e do Eça de Queirós. Não ficas cheio de vontade de lhe fazer mais perguntas?
Cartaz para as bibliotecas
Todos os meses, a VISÃO Júnior disponibilizará aqui um cartaz sobre esta iniciativa, divulgando o nome do autor escolhido e as datas. O objectivo é que as bibliotecas o imprimam e o afixem na escola.
Para imprimir o cartaz deste mês clica no