Regulamento
O Plano Nacional de Leitura/PNL, a VISÃO Júnior, a Direção Geral da Saúde/DGS, o Oceanário de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE convidam as crianças e os jovens do Pré-escolar, do 1º e do 2º Ciclos a participarem em atividades que, através da leitura e da escrita, lhes sejam propícias à descoberta e ao conhecimento.
Trata-se de uma iniciativa que pretende estimular o prazer da leitura em voz alta, como forma de expressão e como forma de partilha com os outros. O que conseguimos transmitir e aprender quando lemos em voz alta para outras pessoas?
‘Livros Falados’, a decorrer no ano letivo de 2015-16, é aberto a todas as escolas, públicas e privadas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e vários anos, desde que haja um professor/educador responsável pela participação (ex. o professor bibliotecário).
As atividades propostas buscam o treino de competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, bem como o desenvolvimento de projetos, dentro da sala de aula, sujeitos a dois temas distintos (em conformidade com os objetivos do PNL e das Metas Curriculares): Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos.
Aspetos comuns das atividades
Trata-se de atividades de grupo (turmas ou grupos de alunos de várias turmas e vários anos) em que todos os alunos deverão estar envolvidos.
As atividades desenvolvem-se em diferentes componentes – leitura em voz alta; registo sonoro; registo em texto; registo gráfico/cartaz.
Na leitura em voz alta poderá ser criado um coro, ou vários, para algumas passagens da história, bem como recorrer ao som de objetos ou de instrumentos e música (desde que original ou livre de direitos de autor).
Cada escola pode participar com o número de turmas/grupos que entender, num ou nos dois temas propostos.
Aspetos específicos das atividades, por nível de educação/ensino
Pré-escolar
Escolha de um livro, da lista indicada abaixo, de acordo com a(s) área(s) temática(s) pretendida(s) para trabalhar e participar:
Saúde Oral e Alimentação (até 19 de fevereiro de 2016):
- O menino que detestava escovas de dentes – Zehra Hicks
- Caiu um dente ao dragão – Laura Ferreira
- Os crocodilos não lavam os dentes – Fancy C. Wilson K.,
- A lagartinha muito comilona – Eric Carle
- Uma fatia de bolo – Jil Murphy
Os Oceanos [até 06 de maio de 2016]:
- O ratinho marinheiro – Luísa Ducla Soares
- Uma onda pequenina – Isabel Minhós Martins
- O tubarão na banheira – David Machado
- O voo do golfinho – Ondjaki
- Nadadorzinho – Leo Lionni
- Uma ida à pesca diferente – Satoshi Itaya
1º Ciclo
Escolha de um livro, da lista indicada abaixo, de acordo com a(s) área(s) temática(s) pretendida(s) para trabalhar e participar:
Saúde Oral e Alimentação [até 19 de fevereiro de 2016]
- O dia em que a barriga rebentou – José Fanha
- Palmira a ovelha comilona – Elisabeth Perestrelo
- A sopa queima – Pablo Albo
- As aventuras do Capitão Dentinho – O mistério da escova desaparecida – Pedro Ferreira Lopes
- O magnífico plano do lobo – Melanie Williamson
Os Oceanos [até 06 de maio de 2016]:
- A Rosinha, o mar e os sonhos – Rosário Alçada Araújo
- O tubarão na banheira – David Machado
- A estrela-do-mar e a folha caída – Filipa Aranda
- O Peixe do copo de dentes que queria nadar no mar – António Laranjeira
- A fada Dorinda e a bruxa do mar – Patrícia Reis
- Osman o pescador – Anne Hofmann
2º Ciclo
Neste nível, é indicado um título para o trabalho, em cada um dos temas:
Saúde Oral e Alimentação [até 19 de fevereiro de 2016]:
- Sorriso de estrela – Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães
Os Oceanos [até 19 de fevereiro de 2016]:
- A menina do Mar – Sophia de Mello Breyner
1. Leitura do livro indicado
Todos os alunos da turma leem o livro, de acordo com o(s) tema(s) escolhido(s):
2. Criação de uma história nova
A partir da leitura do livro, dá-se início à criação de uma história nova em que todos os alunos da turma, divididos em grupos, devem participar
3. Redação sequencial e colaborativa
A história nova deverá incluir as personagens principais do livro, podendo incluir outras, devendo ser estruturada em três capítulos sequenciais (máximo total de 7 mil carateres, contando com espaços).
Depois de todos os grupos concluírem o primeiro capítulo, a turma elege o melhor, o qual dará origem ao seguinte. O mesmo processo repete-se até à conclusão da história.
A história nova é registada por escrito
4. Registo sonoro de um extrato da história
Depois de concluída a história, a turma seleciona uma parte para ser lida em voz alta e gravada em áudio [ficheiro mp3 | duração máxima de 3 minutos].
5. Registo gráfico
Criação do cartaz de divulgação, para apresentação do livro, num de dois formatos possíveis:
-Modo Manual [formato A3 ou A4]
– Modo Digital
Envio dos trabalhos
Os trabalhos [registo sonoro (mp3); registo em texto (PDF); registo gráfico/cartaz (PDF)] são enviados por um educador/professor responsável, através de uma plataforma própria, cujo endereço será disponibilizado brevemente, onde cada escola acede, de acordo com o respetivo nível, com o código DGEEC.
Tema I: Saúde Oral e Alimentação – até 19 de fevereiro
Tema II: Os Oceanos – até 06 de maio
Na plataforma, os dados só ficam gravados quando acionar a função Submeter. A escola pode aceder, em qualquer momento, para alterações, mesmo depois de submeter.
São considerados válidos os trabalhos existentes na plataforma no primeiro dia útil a seguir ao final do prazo de cada fase.
Seleção e distinção de trabalhos
Válido para os três níveis de educação/ensino, nos dois temas
De todos os trabalhos sujeitos a avaliação, serão selecionados os dois melhores [1 vencedor e 1 menção honrosa] em cada nível, nas categorias Registo sonoro e Registo gráfico/cartaz, de acordo com os seguintes critérios.
Registo sonoro:
Capacidade e clareza do reconto – [pré-escolar e 1º ciclo]
Competência de leitura – [1º e 2º ciclos]
Expressividade da leitura – [1º e 2º ciclos]
Registo gráfico:
Criatividade
Relação com a história
Técnica / Traço
O júri será constituído por um representante de cada uma das instituições parceiras e, eventualmente, por um escritor ou contador de histórias.Júri
Prémios
Os prémios a atribuir referem-se, em cada nível de educação / ensino, a:
– Dois Melhores Trabalhos – 1 Vencedor e 1 Menção Honrosa
– Duas Categorias – Registo sonoro e Registo gráfico
– Duas Áreas Temáticas – Saúde Oral e Alimentação | Os Oceanos
Prémos
Pré-escolar
- Saúde Oral e Alimentação
Vencedor: Um livro para cada aluno e Um Kit Saúde Oral para cada aluno
Menção Honrosa: Três livros para a BE e Um Kit Saúde Oral para cada aluno
- Os Oceanos
Vencedor: Um livro para cada aluno e Visita ao Oceanário de Lisboa [atelier “Menina do Mar”]
Menção Honrosa: Três livros para a BE e Visita livre ao Oceanário de Lisboa [Exposição permanente]
1º Ciclo
- Saúde Oral e Alimentação
Vencedor: Um livro para cada aluno e Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno
Menção honrosa: Três livros para a BE e Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno
- Os Oceanos
Vencedor: Um livro para cada aluno; Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno; Visita ao Oceanário de Lisboa [atelier “Menina do Mar”]
Menção honrosa: Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno e Visita livre ao Oceanário de Lisboa [Exposição permanente]
2º Ciclo
- Saúde Oral e Alimentação
Vencedor: Um livro para cada aluno e Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno
Menção honrosa: Três livros para a BE e Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno
- Os Oceanos
Vencedor: Um livro para cada aluno; Assinatura Digital Visão Júnior, de 6 meses, para cada aluno e Visita ao Oceanário de Lisboa [atelier “Menina do Mar”]
Menção honrosa: Assinatura Digital Visão Júnior, de 3 meses, para cada aluno e Visita livre ao Oceanário de Lisboa [Exposição permanente]
No decorrer da iniciativa poderão ser anunciados outros prémios, oriundos da disponibilidade das entidades parceiras.
A lista de vencedores será anunciada nas páginas da Internet das entidades parceiras, a 04 de março de 2016 [Tema: Saúde Oral e Alimentação] e 20 de maio de 2016 [Tema: Os Oceanos].
Os trabalhos vencedores serão publicados na revista Visão Júnior, em versão escrita e em versão digital, a partir de maio de 2016, e nas páginas da Internet das entidades parceiras.
As turmas/grupos vencedores serão convidados a apresentar os livros lidos no seu melhor registo, bem como a expor os trabalhos gráficos no espaço onde decorrer a cerimónia de comemoração e de entrega de prémios, nas duas datas simbólicas:
Dia da Saúde Oral/DMSO – 20 de Março de 2016
Dia dos Oceanos – 08 de Junho de 2016
Nota: O professor da turma ou grupo ficará responsável por garantir a respetiva autorização dos encarregados de educação para a participação dos seus educandos nesta iniciativa, incluindo a sua divulgação.