It’s a Book Lisboa
É possível que fique admirado com a quantidade de livros que encontra nesta livraria onde o espaço é curto mas muito acontece. Além dos livros, claro – e há muitos, com destaque para os álbuns ilustrados, em Português e não só.
Quem entra, depara-se com um mesa de madeira comprida que, em dias normais (leia-se sem atividades extra) serve de expositor. Noutros dias, transforma-se em mesa de trabalho para os participantes das várias oficinas que aqui se realizam, para crianças e adultos. Como já dissemos, o espaço é pequeno, por isso, o número de participantes nunca ultrapassa oito.
No dia 11, às 10 horas, a ilustradora Inês Viegas Oliveira orienta o “Laboratório de Desenho” (maiores de 4 anos). A 18, pelas 10h30, é a vez de Maria Remédio, com a oficina “Bichos para um cesto-ninho” (dos 5 aos 10 anos); às 16 horas, os mais velhos podem juntar-se à bailarina Ainhoa Vidal em “Figurinos” (dos 8 aos 16 anos).
Rua Forno do Tijolo 30A. Tel.: 914 587 805; itsabook.pt
Baobá Lisboa
Já lá vão sete anos que a livraria da Orfeu Negro abriu portas em Campo de Ourique. Também apelidada ‘casa do livro ilustrado’, na Baobá não ancontra apenas título daquela editora. Na verdade, há muito por onde escolher. Mas aqui não se vendem só livros, aliás, a livraria já habituou a jovem clientela às histórias. Este mês, a Baobá festeja sete anos de vida e, para assinalar a data, convida todos a juntar-se à festa.
Até dia 11, pode visitar a Feira das Pechinchas, das 10 às 19 horas. As ‘pechinchas’ são livros ilustrados da coleção Orfeu Mini, que revelam algumas marcas de uso, uma vez que já estiveram expostos e foram manuseados. O preço começa nos €3. No sábado, 11, há festa com histórias pela voz de Cláudia Almendra, música e bolo.
Rua Tomás da Anunciação, 26-B, Campo de Ourique. Tel.: 21 192 8317. orfeunegro.org/blogs/baoba-livraria
Gatafunho Oeiras
Todos os domingos, pelas 11h 30, faça chuva ou faça sol, há contos na Gatafunho. Quando não chove, o largo da igreja, bem no centro da vila, serve de palco aos muitos contadores de histórias que passam pela Gatafunho e que há vários anos conquistam crianças e adultos. Não é preciso consultar agendas nem calendários, eles estão por ali mesmo todos os domingos.
Esta é uma das particularidades desta pequena livraria que é também editora, e que, no seu exímio espaço, consegue reunir algumas das mais interessantes novidades infantojuvenis.
Além das histórias, no dia 25, há uma oficina de origami (€7,5/criança, requer inscrição). E por aqui irá também passar o festival Passa a Palavra, que se realiza de 8 a 12 de novembro.
Largo 5 de Outubro, 9/10, Oeiras. Tel. 910 153 259; gatafunho.myshopify.com
Papa-livros Porto
É em plena Rua de Miguel Bombarda que a Papa-livros encanta quem por ali passa com o seu espaço arejado e a forma peculiar como os livros estão expostos. Paredes altas forradas a livros até ao teto, mas nada de lombadas: aqui, todas as capas estão bem à vista. “Como numa verdadeira exposição! Esta forma de expor sublinha a importância da capa num livro”, refere Adélia Carvalho, escritora e uma das proprietárias.
E, de facto, a Papa-livros também funciona como galeria, com exposições de ilustração. Ilustradores e designers são, aliás, clientes fiéis da livraria durante a semana, ou não se encontrasse na chamada Rua das Artes. Ao fim de semana, a clientela é outra, bastante mais jovem.
«Vêm muitas crianças com os pais e isto tornou-se tão familiar que, às vezes, nos pedem para deixar aqui os miúdos enquanto vão fazer qualquer coisa. Não temos atividades organizadas para os mais novos, é tudo muito informal. Se entra um grupo de três ou quatro crianças, organiza-se então uma hora do conto improvisada. Digamos que temos um atendimento personalizado que se baseia no fator-surpresa.”
O que também surpreende os mais novos são os fantoches Volta e Meia, criados por Adélia e pela ilustradora Anabela Dias. “Têm este nome porque são feitos de meias e volta e meia fazemos um”, brinca.
Rua Miguel Bombarda, 523. Tel.: 220 931 549; livraria-papa-livros.blogspot.com
Salta-folhinhas Porto
Quando, há 19 anos, abriu ao público, a Salta-folhinhas era um espaço com mais de 100 metros quadrados, onde cabiam muitos contadores de histórias e se realizavam vários ateliês. A pandemia trocou as voltas à sua fundadora, Teresa Cunha, que teve de mudar de instalações. “Hoje, são 30 metros quadrados e eu sou a única funcionária”, diz-nos.
Mas isso não reduziu a qualidade das obras que encontramos na sua livraria, que se dirigem a um público que vai dos 2 aos 14 anos, donde se destaca uma grande oferta de álbuns ilustrados, mas não só. E ainda há espaço nas paredes para exposições de ilustração. Mas o que move Teresa Cunha é a vontade de “ajudar as crianças a gostar de ler.”
E explica: “Eu oriento os clientes para o que eles procuram e não para o que eu gosto. A culpa de os miúdos não lerem é, muitas vezes, dos adultos, que não lhes dão a liberdade de escolher o que vão ler e se esquecem que a leitura não serve apenas para tirar boas notas na escola.”
Rua de Costa Cabral 426. Tel.: 917 841 005; saltafolhinhas.pt
Faz de Conto Coimbra
Eis uma livraria onde apetece mesmo estar, ainda por cima num sítio inesperado: o Centro de Ciência Viva de Coimbra, no Parque Verde, uma enorme e agradável área de lazer na margem esquerda do Mondego. A Faz de Conto – e o trocadilho diz muito sobre a forma original como esta livraria é gerida – ocupa um espaço cheio de luz, à esquerda de quem entra no pavilhão, e as suas paredes e estantes estão repletas de livros infantis ilustrados e pop-up.
No teto, onde esvoaçam andorinhas, está pendurada uma escada, e cá em baixo há uma estante em forma de casa. A livreira Susana organiza mil e uma atividades, que não se limitam às habituais horas do conto – aqui pode, por exemplo, fazer-se de conta ser-se livreiro durante um dia. Para este mês, a programação é mesmo especial. Além de um «jantar com La Fontaine», no dia 25, com um menu inspirado nas fábulas do escritor, no dia 26 há a grande festa o 6ºaniversário, com atividades entre as 11h e as 17h. A Faz de Conto tem, também, uma versão’ online, que permite comprar os livros sem se sair de casa.
Exploratório – Ciência Viva. Rotunda das Lages, Parque Verde, Coimbra. Tel.: 917 725 965. Todos os dias, das 10h-12h30 e das 14h-19h
E ainda…
Gigões e Anantes Aveiro
Francisco Vaz e Silva, o proprietário da Gigões e Anantes, começa por esclarecer: esta não é uma livraria infantil, mas a verdade é que não faltam aqui livros para os mais novos e por isso, quisemos incluí-la nesta lista. O prato forte desta livraria, que abriu portas em 2012, são os livros e os álbuns ilustrados, mas não só. Encontramos também as novelas gráficas e os álbuns manga, tão em voga. «No andar de cima temos muito livros pop-up para crianças. E na BD, por exemplo, vamos do Tintin e do Astérix, muito procurados pelos mais novos, ao Miguelanxo Prado, mais dirigido a adultos.»
E também por aqui se ouvem contos. Destacamos as sessões do dia 11, por Ivo Prata que às 11 horas conta histórias aos mais novos e, às 21h30, é a vez dos adultos. Em dezembro, 15, é a vez de Rodolfo Castro que convida os adultos a ouvirem os seus “Contos Macabros para um Feliz Natal”, pelas 21h30.
Rua Dr. Nascimento Leitão, 30, Aveiro. Tel.: 234 040 643; livrariagigoeseanantes.pt
Agenda família: 13 ideias para novembro
Eis as nossas sugestões para quem vive em Lisboa e no Porto
VISÃO Júnior de novembro de 2023
Aqui está a tua revista preferida. E traz muitos artigos para ler e jogos e desafios divertidos