Brincadeira não é coisa de criança, é coisa de pessoas divertidas! Por isso, aproveite o tempo de férias para se divertir com as suas crianças. Alguns destes jogos não precisam de absolutamente nada além de imaginação e memória. Para outros, basta agilidade, papel e lápis.
Série de palavras
Como se joga:
– Começa um dos jogadores que diz a primeira palavra que lhe ocorre. Por exemplo, «calções».
– O jogador seguinte tem de dizer uma outra palavra que esteja relacionada com a anterior. Neste caso, posia ser «pernas».
– Os jogadores vão dizendo palavras à vez até que alguém repita uma palavra já dita.
– Se um jogador não vir nenhuma relação entre duas palavras, pode pedir explicações à pessoa que a disse. Se a explicação não convencer o grupo, o jogador perde, e reinicia-se o jogo.
Pontos e quadrados
Como se joga:
– Numa folha branca ou quadriculada, façam uma grelha de pontinhos afastados mais ao menos à mesma distância
– Cada jogar, à vez, faz um risco a lápis entre dois pontinhos à sua escolha (exceto na diagonal)
– Quem conseguir formar um quadrado, escreve no seu interior a inicial do seu nome, para saber que lhe pertence e tem direito a nova jogada
– No final, vence o jogador que conseguir formar mais quadradinhos.
Jogo do STOP
Como se joga:
– Cada jogador faz numa folha A4, deitada, uma tabela com várias colunas. Em cada uma, um tema, à vossa escolha, embora haja um conjnto de temas muito usado pelos miúdos (nomes, países, marcas de automóveis, flores e plantas, cidades, cores, entre outros)
– Um dos jogadores começa a dizer mentalmente o alfabeto até um putro dizer «Stop». O primeiro diz em que palavra calhou, e todos têm de preencher o mais rapidamente a tabela com palavras que comecem por essa letra. (por exemplo; Ana, Alemanha, Audi…)
– O primeiro a terminar diz «stop» e todos têm de parar de escrever.
– Faz-se a contagem dos pontos: por cada palavra certa que mais ninguém tenha escrito, marca-se 20 pontos; se algum outro jogador também tiver escolhido essa palavra, marca 10; se estiver errado ou não ter conseguido encontrar uma palavra, fica a zero.
– Recomeça-se, agora com outro jogador a dizer o alfabeto mentalmente, e por aí fora. No final, somam-se os pontos.
Couves

Como se joga:
– Começa-se com um conjunto de pontos – para principiantes, aconselhamos dois ou três.
– Os jogadores desenham à vez uma linha que una um ponto a outro. Não precisam de ser retas, podem ser linhas curvas, mas NÃO se podem cruzar.
– Cada ponto só pode ter ligado a si, no máximo, três linhas.
– Quando desenha uma linha, o jogador deve fazer um novo ponto nessa linha. Atenção: como cada novo ponto destes é desenhado numa linha, entra no jogo já ligado a duas linhas.
– As linhas podem começar e terminar no mesmo ponto. Neste caso, a linha que une um ponto a si mesmo é contada duas vezes.
– O objetivo do jogo é deixar o adversário sem uma jogada legal, ou seja, perde o jogador que não consiga unir os dois pontos que restam.
O equilibrista
Como se joga:
– Primeiro, estipula-se um percurso que cada jogador tem de percorrer. Pode ser no exterior ou dentro de casa (por exemplo, da sala ao quarto).
– Pelo percurso espalham-se alguns objetos que cada jogador tem de ir apanhando (umas chaves no sofá, um alguidar no chão do corredor, uma escolva de dentes na casa de banho, etc.). Quanto mais criativos, mais engraçado se torna o jogo.
– A dificuldade está no facto de o percurso ter de ser feito à vez… com um objeto equilibrado na cabeça.
– Ganha aquele que fizer o percurso sem deixar cair o objeto equilibrado no menor espaço de tempo e com o maior número de objetos apanhados pelo percurso.
Cadáver esquisito
Como se joga:
– Podem escolher entre fazer um desenho a várias mãos ou escrever um texto conjunto.
– Numa folha de papel A3 ou A4, o primeiro jogador faz o seu desenho/frase sem que os outros vejam. Dobra o papel e entrega a outra pessoa, deixando apenas à vista um pouquinho do desenho (ou duas ou três palavras da sua frase.
– A folha passa por todas as pessoas, até já não haver espaço livre no papel.
– No caso de se optar por criar um desenho a várias mãos, pode ser engraçado escolher um tema (por exemplo, «monstro divertido») e dobrar a folha apenas quatro vezes.

Jogo da macaca
Como se joga:
-Desenha-se a «macaca» tal como na imagme. À vez, um jogador atira uma pedra para cada casa da macaca. Começa no 1, por aí fora.
– O objetivo é saltar ao pé coxinho por cima de todas casas da macaca (exceto aquela em que está a pedra) e apanhá-la, sem se desequilibrar, no regresso de cada percurso.
– O jogador tem de apanhar a pedra sem cair e sem pisar as riscas. Ganha quem conseguir ficar com o maior número de casas.
Quem sou eu?
Como se joga:
– Escreva em vários post-its palavras ou nomes de personagens de filmes infantis. Por exemplo: cansado, animado, curioso, Pocahontas, Aladino, Mulan.
– Cole à testa de cada um dos jogadores um post-it, sem que eles vejam o que lá está escrito
– Circulem pela sala e vão interagindo uns com os outros, fazendo gestos e dando pistas de forma a que cada um adivinhe o que tem escrito na testa.
Jogo do C e do S
Como se joga:
– Um dos jogadores diz uma palavra (qualquer palavra!), que NÃO comece com as letras C ou S.
– A próxima pessoa deve dizer outra palavra que tenha a ver com a primeira, mas é obrigada a seguir a mesma regra, ou seja, nada de palavras que comecem com C ou S. Assim segue o jogo, até alguém errar.
– Quando alguém erra pode continuar-se o jogo de uma de duas maneiras: quem perde sai fora da brincadeira ou quem erra vai ganhando pontos.
– Quem tiver menos penalidades no fim do jogo é o vencedor.
Batalha naval

Preparação do jogo:
– Cada jogador começa por construir duas grelhas quadriculadas de 10×10 quadrados. Numera as linhas e atribui uma letra a cada coluna. Uma das grelhas é o nosso «oceano» e a outra é o «oceano» do adversário.
– A seguir, desenha os seus navios na sua grelha, sem que o adversário veja.
– O número de navios é igual para cada jogador e são posicionados de forma a não se tocarem.
Os navios de cada jogador são:
4 submarinos
3 navios de dois canhões
2 navios de três canhões
1 navio de quatro canhões
1 porta aviões
Como se joga:
– Cada jogador dá três «tiros» sobre a frota do adversário, referindo as respetivas coordenadas dos tiros (linha, coluna).
– O adversário informando se acertou, e em que tipo de navio, ou se foi «na água».
– Os «tiros certeiros» são registados na grelha em branco, com o objetivo de «afundar» a frota, adversária. Ganha o primeiro que o conseguir.
Jogo da forca

Como se joga:
– Numa folha branca, desenhe a estrutura de uma forca
– Escolham um tema como, por exemplo, animais, países e capitais, corpo humano, etc
– Um dos jogadores escolhe uma palavra e no papel coloca um traço por cada letra
– Um outro jogador vai dizendo letras e, se acertar, escreve-se a letra no respetivo traço
– Se errar, começa a desenhar-se o «enforcado» (primeiro a cabeça, depois o tronco, seguindo-se as pernas, os braços, mãos e pés.
– Se o jogador não conseguir descobrir a palavra antes de o boneco estar completo, perde.
– O jogador pode tentar adivinhar a palavra a qualquer momento mas, de cada vez que errar, acrescenta-se uma parte ao boneco.
Pontos e quadrados
Como se joga:
– Numa folha branca ou quadriculada, façam uma grelha de pontinhos afastados mais ao menos à mesma distância
– Cada jogar, à vez, faz um risco a lápis entre dois pontinhos à sua escolha (exceto na diagonal)
– Quem conseguir formar um quadrado, escreve no seu interior a inicial do seu nome, para saber que lhe pertence e tem direito a nova jogada
– No final, vence o jogador que conseguir formar mais quadradinhos.
… E mais 5 brincadeiras que nos fazem voltar à infância!

- Jogar matrecos: é inevitável, mesmo quem não gosta de futebol, acaba por «entrar no jogo»
- Fazer bombas na piscina: o melhor é evitar grande acrobacias quando a piscina está cheia, de resto, «aqui vai booomba!»
- Corridas de bicicleta: ponha-lhes o capacete e desatem a pedalar (se não os quiser desanimar logo à primeira, será melhor deixá-los vencer uma ou outra vez…)
- Construir castelos na areia: bem untados com protetor solar e chapéu na cabeça, preparem-se para construir um grande castelo ou até uma pequena cidade muralhada. No final, não se esqueça das fotos!
- Campeonatos de pedras saltitonas: ainda se lembra como se fazem saltar? Então, ensine os mais novos e depois de aprenderem, organizem campeonatos em família.
Artigo editado a 07/07/2022