Este ano, ainda condicionadas pela pandemia, as férias escolares da Páscoa são mais curtas. O melhor será aproveitá-las bem e levar os mais novos a passear fora de portas e a esquecer as salas de aulas por alguns dias. Porque brincar e passear faz falta e é bom.
À procura de fantasmas
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220406_Capture.png)
Os fantasmas e as criaturas lendárias fazem parte do imaginário de todos, miúdos e graúdos. E Sintra é o cenário perfeito para histórias de encantar. Pegue nos miúdos e leve-os num passeio noturno pelos caminhos menos conhecidos desta encantadora vila e da serra em que se insere. O anfitrião é Miguel Boim, o «Caminheiro de Sintra», que organiza estas populares caminhadas.
Nos dia 14 e 16, sob a Lua Cheia, o tema dos passeio noturnos é «Sintra: dos fantasmas do castelo às aparições da serra», e Miguel promete espantar os participantes com lendas, histórias verdadeiras e curiosidades sob a flora e a fauna da serra, ao longo dos 6 km do percurso, que terão a duração aproximada de 3 horas. Ms não se assuste: há pausas pelo caminho e o ritmo adequa-se ao grupo.
Mais informações aqui.
De olhos postos no céu
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220406_CampinhoVLMosaic_AstroWorkshop_9890-netNV-1600x706.jpg)
Enfiados no meio da cidade, rodeados de candeeiros e anúncios luminosos, até nos esquecemos dos pontinhos brilhantes que há no céu. Contudo, no meio da alentejana, isso é impossível. E o observatório do Dark Sky® Alqueva é o local perfeito para levantar os olhos para o alto, apreciar o brilho das estrelas e procurar planetas longínquos.
Está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem avistar planetas, as crateras da Lua, e viajar por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas. Vai ver como eles tiram os olhos do telemóvel e levantam a cabeça!
A aventura começa com uma visita guiada à exposição de astrofotografia e, em seguida, no exterior do observatório, poderão explorar a esfera celeste à vista desarmada, acompanhada de observações com binóculos e telescópios. As observações noturnas decorrem de terça a sábado, mas deverá fazer marcação.
Mais informações aqui.
Adrenalina para toda a família
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220406_alpine_coaster_600px.jpg)
Se aí por casa gostam de emoções fortes e do contacto com a natureza, temos uma sugestão para um dia cheio de adrenalina. A 60 minutos do Porto, em Ribeira de Pena, situa-se o Pena Aventura, um parque de atividades outdoor para toda a família. Integrado numa paisagem natural cheia de verde que ajuda a esquecer o rebuliço do dia a dia, aqui não falta animação.
As grandes atrações do parque são, sem dúvida, o Alpine Coaster, uma espécie de montanha-russa com carros de estilo tobogã, que nos leva numa descida montanha abaixo durante cerca de 700 metros de curvas, contra curvas e loopings horizontais. Se tem o sonho de voar, aqui também pode fazê-lo, no Fantasticable, um slide apropriado a corações fortes. Se precisar de uma mãozinha, leve companhia e realize um voo duplo.
Seja qual for a idade dos membros da família, há muito por onde escolher, até porque o parque conta com uma área destinada aos mais novos, o Pena Aventura Kids, dedicado a miúdos dos 3 aos 12 anos, onde podem experimentar as atividades dos «crescidos», mas à sua medida.
Mais informações aqui.
Todos a pedalar!
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220406_railbikemarvao23.jpg)
Em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no Alentejo, há uma maneira muito original de conhecer a região, por entre sobreiros e carvalhos. A pedalar. Mas esqueça as bicicletas, por ali pedala-se nuns divertidos veículos que funcionam nos carris de antigas linhas de comboio desativadas.
Dar ao pedal é a palavra de ordem, mas em família ou com amigos, em que todos ajudam, é fácil percorrer os 15 ou os 32 quilómetros dos dois percursos que pode escolher. O percurso da Ponte é o mais curto, parte da estação de comboios de Marvão-Beirã, e dura cerca de duas horas. O ponto alto (literalmente!) é uma ponte de 1930, a 30 metros de altura do solo, que oferece belíssimas vistas sobre a região, nomeadamente sobre o castelo de Marvão.
Os mais atrevidos podem optar pelo percurso mais longo, até Castelo de Vide, com piquenique incluído para recuperar o ânimo e descansar as pernas. As crianças são bem-vindas, mas sempre acompanhadas por adultos. A animação é garantida para todos.
Mais informações aqui.
Uma viagem pelo Portugal… dos Pequenitos
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220406_Portugal-dos-Pequnitos_11-aspect-ratio-1600x686-1-scaled-1-1600x686.jpg)
Sim, este é um lugar que traz memórias a várias gerações. Provavelmente, tem fotografias suas da década de 70 ou 80, em pose, muito sorridente à janela de uma pequenina casa transmontana. Propomos revisitar essas memórias e levar os mais novos a este espaço que é um marco da região centro, ali mesmo em Coimbra.
O parque tem agora com um serviço educativo que oferece atividades para a infância durante todo o ano. Para além de se divertirem numa viagem pelo país através das pequenas casinhas típicas, os miúdos podem participar em diversas atividades promovidas pelo serviço educativo, de oficinas a projetos artísticos e programas para férias.
Este mês continua ‘Há estórias no Parque’, um projeto que liga livros para a infância aos recantos do Portugal dos Pequenitos e propõe desafios-surpresa. Até dia 22, aos sábados e domingos, às 11h30 e às 16h00.
Mais informações aqui.
De binóculos em punho
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/04/220406_LB-Espaco-Interpretativo-da-Lagoa-Pequena-07-05-21-4251-1600x1067.jpg)
No Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, vale a pena fazer silêncio e ter uns binóculos à mão. Ali, muito perto da Lagoa de Albufeira, no distrito de Setúbal e a 30 quilómteros de Lisboa, entramos num mundo de silêncio onde só se ouve o restolhar da vegetação e o bater de asas. Este é o local perfeito para uma manhã, ou uma tarde, calma mas que pode reservar algumas surpresas.
Por pequenos percursos de terra batida e passadiços de madeira, os visitantes podem avistar várias espécies de aves, de íbis-pretos a coelheiros, flamingos ou garças brancas. Ao longo dos percursos, encontra pontos de observações, pequenas instalações de madeira, com indicações das espécies que por ali passam.
Para uma experiência de campo mais completa, é possível alugar binóculos e kits de exploração para crianças, que vão, com certeza, aumentar ainda mais o entusiasmo. No final do passeio, encontra algumas mesas de merenda onde pode fazer um piquenique em família, com o espelho de água da lagoa como cenário.
Mais informações aqui.