Não, não lhe vamos dar conselhos médicos, mas garantimos que estas dicas podem fazer milagres pela saúde mental de todos os que tiverem de ficar em casa durante uns tempos. São 10 jogos divertidos e atividades relaxantes e que promovem a empatia e a comunicação. Divirta-se… e respire fundo!
Chapéu das emoções
Arranjem um chapéu e vários pedaços de papel. Em cada um deles, escrevam uma emoção – triste, zangado, alegre, ansioso, envergonhado, ciumento… À vez, cada pessoa da família tira um papel e conta uma história de um momento em que sentiu o que estava no papel que lhe calhou.
Desafiar sentidos
Num saco de plástico grande coloquem muitos objetos de diferentes tamanhos e texturas. À vez, de olhos vendados, cada pessoa tira um objeto e tenta identificá-lo só através do tato.
Banda de família
Com objetos caseiros – embalagens, talheres, tachos – criem um instrumento para cada elemento da família. Combinem uma música e interpretem-na com o contributo de todos.
Exposição de arte
Desafie toda a família a fazer desenhos, pinturas ou colagens. Quando cada um tiver duas ou três «obras de arte», organize uma exposição, como num museu. Uma parede branca vazia é o ideal, mas pode ir espalhando pelas várias divisões da casa. Dica: use massa adesiva, para não estragar a pintura das paredes.
Espelho humano
Colocam-se duas pessoas frente a frente. Uma faz de espelho e a outra inventa posições corporais, caretas engraçadas, movimentos, que o espelho tem de repetir sem se rir. Depois trocam.
Grão a grão…
Precisas de um copo, de uma mão cheia de arroz e de um cronómetro. O arroz é espalhado em cima da mesa. À vez, cada jogador apanha os bagos de arroz para dentro do copo, um a um, com os dedos em pinça. Ganha quem conseguir apanhar mais bagos no espaço de um minuto.
Quem é o mais rápido?
Organize torneios em família: quem é o mais rápido a montar um puzzle, a dobrar dez pares de meias, a fazer a cama… Têm de cronometrar os tempos e vence o mais rápido, claro! O prémio terão de decidir entre todos. Dica: Evite alimentos com açúcar!
Que sério!
Fazem duplas frente a frente. Ficam a olhar um para o outro sem fazer movimentos nem alterar a expressão facial. Quem resistir por mais tempo é o vencedor.
Sou o máximo!
Todos temos inúmeras qualidades. Mas por vezes, nós e os outros esquecemo-nos delas. Relembrem durante dois minutos as qualidade de cada pessoa da família. Durante esse tempo, um é o alvo e os outros não podem parar de fazer elogios sobre a sua forma de ser e estar ou o seu aspeto físico.
Personagem mistério
Cada pessoa escolhe alguém para imitar. Pode ser um elemento da família, outra pessoa que todos conheçam ou uma figura pública (político, cantor, apresentador). À vez, imitam a pessoa que escolheram ser. Podem colocar adereços, imitar a forma de falar e os gestos, até que os outros descubram de que personagem se trata.