‘Bora ver um filme de animação?
O Teatro Lu.ca organiza, nos dois próximos fins-de-semana, o festival de animação Play, cujos filmes este ano têm como ponto de partida a pergunta «Há tantas paisagens diferentes, qual é que vês da tua janela?» As sessões decorrem às 18h30 de sábado (dias 6 e 13) e às 11h30 de domingo (dias 7 e 14) e são compostas por pequenos filmes de animação. Gratuito.
Com saudades de ir ao teatro?
O Teatro S. Luiz apresenta aos sábados, até 21 de março, entre as 14h e as 19h, a peça Plano Comensal de Leitura, que tem por base o livro Vamos Comer um Poeta?, de Afonso Cruz. É aconselhada para maiores de 12 anos. Os bilhetes custam 3 euros e estão disponíveis na Sala Virtual Bol.
Maravilhosos poemas
No mês em que se comemora o dia Mundial da Poesia (a 21 de março), o Teatro Lu.ca dedica o seu final de tarde das quartas-feiras aos poemas vídeo, escolhidos por Rita Taborda Duarte. Uma atividade indicada para crianças com mais de 6 anos.
Construir uma marioneta
O Teatro da Marioneta organizou uma sessão síncrona para sábado, 21, às 10h30, em que miúdos e graúdos aprendem em conjunto a construir um dragão marioneta. A atividade é aconselhada para maiores de 6 anos e custa €2.
Criar um brinquedo ótico
É essa a proposta do Museu Bordalo Pinheiro para os sábados de 13 e 27: a partir de uma caixa de cereais, e sob a orientação da formadora Magda Moreira, pais e filhos vão criar um brinquedo ótico inspirado nas peças do ceramista. A atividade, aconselhada para crianças entre os 6 e 12 anos, custa 5 euros por família.
Vamos conhecer melhor Lisboa?
É grátis, esta atividade do Museu de Lisboa. Basta enviar um email para reservas@museudelisboa.pt para se inscrever e, na volta do correio, receberá o link para a sessão zoom e a lista do material necessário, para uma sessão, no sábado, 13, às 15h, sobre os azulejos, em que será criado um grande azulejo coletivo. Nos sábados seguintes, à mesma hora, criar-se-á papel reciclado para escrever poemas (dia 20) e desenvolver-se-á uma atividade artística relacionada com alimentação saudável (dia 27).
Para adolescentes grafitters
O ilustrador António Jorge Gonçalves e o hip-hoper Flávio Almada construíram um espetáculo em torno da história dos graffitis. Chama-se Válvula, que é o nome do distribuidor da tinta das latas de spray, e leva-nos numa viagem que começa há 300 mil anos atrás. Entre a conferência e o concerto, é um espetáculo dirigido a um público adolescente. Para ver no Teatro S. João Online, entre 7 e 21 de março, pagando 2 euros.
A qualquer hora
Desenhar animais a partir de números e letras
Nélson Ferreira explica, de forma sempre sorridente e muito simples, como se desenham animais extraordinários a partir de números e de letras. Uma atividade gratuita, disponível através do Youtube, integrada na programação do Museu Nacional de Arte Contemporânea.
A Carrinha Mágica Volta à Estrada
A RTP Play é um mundo a explorar. Filmes, séries, documentários, programas de informação, há muito para ver, também para as crianças, na área do Zig Zag. Hoje sugerimos a série de animação A Carrinha Mágica Volta à Estrada, cuja protagonista é uma professora de Ciências. As suas mirabolantes visitas de estudo são viagens ao mundo da ciência.
Descobrir o cinema S. Jorge por dentro
Até 31 de março, podemos conhecer a história e as estórias de um dos mais emblemáticos cinema de Lisboa, o S. Jorge. É Pedro Vieira (escritor e guionista, entre outras habilidades) quem conduz nesta visita de 15 minutos pelo espaço e pelo tempo.
Para conhecer a história dos movimentos artísticos
O Museu Berardo está a promover uma espécie de curso online sobre correntes e movimentos artísticos para crianças e jovens. Trata-se de vídeos de cerca de 15 minutos, protagnizados por miúdos, que terminam sempre com um desafio. Já lá estão os programas sobre a Pop Arte, o surrealismo ou o cubismo.