Um novo ano escolar está mesmo à porta e muitas escolas vão ter inúmeras novidades. Há o normal: disciplinas novas e professores novos mas, em algumas escolas, até um calendário totalmente renovado.
No ano letivo passado já sete escolas experimentaram esta nova organização do calendário escolar em semestres, como acontece no ensino superior. Os alunos de Odivelas, Freixo (Ponte de Lima), Cristelo (Paredes), Marinha Grande Poente (Leiria), Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior), Vila Nova da Barquinha (Santarém) e Boa Água (Sesimbra) já sabem como é. Este ano, mais umas quantas se juntam a este grupo: se calhar também a do seu filho.
Períodos, semestres ou trimestres
A organização em semestres é um pouco diferente daquela que foi usada até hoje com os três períodos, contudo, o número de dias de aulas mantem-se exatamente o mesmo. Isto é, a data em que as aulas começam e acabam são as mesmas para todos os estudantes.
Se antes tínhamos três períodos – ou trimestres – compostos por aproximadamente três meses cada um, agora aparecem dois blocos semestrais que são compostos por menos de seis meses, com interrupções para as festividades natalícias e da Páscoa, Carnaval e outros dias que tal.
No 1.º ciclo esta mudança talvez não seja tão notória porque os alunos têm um professor titular, mas nos outros ciclos vão aparecendo disciplinas que só existem no primeiro ou no segundo semestre. Mas as novidades não ficam por aqui. Com os calendários semestrais o seu filho terá algumas interrupções ao longo do ano: uns dias por volta de novembro e até um Carnaval mais longo.