Cascais recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a final do circuito nacional de skate, numa etapa organizada, como é tradição, pelo Radical Skate Clube. Nesta prova alinharam mais de 100 atletas. Depois de dois adiamentos da etapa, devido ao mau tempo, a prova realizou-se à terceira tentativa.
Nos Iniciados, os mais novos em competição, o ranking era liderado por Manuel Santos, do Estoril. No entanto, Tomás Pinto, de Almada, tinha ganho as duas etapas onde competiu e apresentava-se como o mais forte candidato ao título.
Sem grandes surpresas, a etapa foi ganha por Manuel Santos, que competia em ‘casa’, no parque onde treina todos os dias, mas Tomás Pinto, não vacilou. Alcançou o segundo lugar da etapa, conquistando os pontos necessários para conquistar o tão cobiçado título de Campeão Nacional de Iniciados.
Menos sorte teve o seu irmão, Tiago Pinto, que disputava, ao lado de Guilherme Lima, a liderança da Categoria Amadora. Tiago estava bem lançado no Ranking, com duas vitórias nas duas etapas em que competiu. Guilherme Lima liderava o Ranking, por ter participado em todas as provas já realizadas, tendo alcançado em todas elas, a 2ª posição do pódio.
Guilherme Lima mostrou-se bastante focado e consistente e foi o vencedor incontestável desta etapa, conseguindo assim conquistar o título de Campeão Nacional de Skate Amador.
Na Categoria máxima, os Profissionais, todas as atenções estavam viradas para Gustavo Ribeiro e Jorge Simões, os principais candidatos ao título.
Jorge Simões, skater do Porto, com 21 anos, dispensa grandes apresentações. Já foi Campeão Nacional Profissional duas vezes e é um dos maiores talentos da modalidade nacional. Cada vez mais focado num percurso internacional, Jorginho, como é conhecido, tem ganho bastante reconhecimento além fronteiras nos últimos anos e é uma das maiores esperanças da modalidade nacional.
Gustavo Ribeiro tem apenas 15 anos e estreou-se este ano, na Categoria Profissional, tendo sido, sem dúvida, o atleta revelação do Circuito. E, nesta etapa, tinha ainda a vantagem de ‘jogar em casa’, já que o Parque das Gerações, onde se realizou a etapa, é um local onde Gustavo habitualmente skata. Com a ‘lição’ bem estudada, Gustavo apresentou uma run sem qualquer falha, bastante sólida e consistente e com grande grau de dificuldade.
Gustavo não deixou dúvidas que era merecedor do primeiro lugar e conquistou assim o título de Campeão Nacional de Skate Profissional. Com apenas 15 anos, é o mais novo skater português de sempre, a conseguir alcançar o título máximo do skate nacional.