As duas equipas não terão a vida fácil na estreia no Campeonato do Mundo que se vai disputar no Brasil até ao próximo dia 13 de julho, pois subirão ao relvado durante a hora de almoço (13 horas em Salvador, mais quatro horas em Lisboa), com a temperatura a rondar 30º Celsius e alguma chuva.
O confronto entre as duas grandes favoritas à qualificação para os oitavos de final relega para segundo plano o outro jogo do grupo G, que se perspetiva equilibrado, entre os Estados Unidos, campeões da América do Norte, e o Gana, que no Mundial 2010 só foi afastado das meias-finais no desempate por grandes penalidades, pelo Uruguai.
Os 23 futebolistas da seleção portuguesa convocados para o Mundial 2014 realizaram ontem sem limitações o treino de adaptação ao relvado do estádio Arena Fonte Nova.
O avançado Cristiano Ronaldo revelou que, mesmo com dores, está apto fisicamente para defrontar a Alemanha, na estreia da seleção portuguesa de futebol no Mundial2014, mas advertiu que “um jogador não faz uma equipa”.
“Se estou a treinar já há alguns dias é porque me sinto bem. Queria não ter qualquer dor, mas desde que jogo futebol não deve ter havido um único dia em que jogue sem dores. São ossos do ofício”, resignou-se Cristiano Ronaldo, durante a conferência de imprensa realizada no estádio Arena Fonte Nova.
O melhor futebolista mundial em 2013 falhou grande parte do estágio de preparação, devido a dores musculares na coxa esquerda e uma inflamação no tendão rotuliano, mas garantiu que fez sempre parte dos seus planos recuperar a tempo do Campeonato do Mundo, não obstante as “infelizes declarações de muitas pessoas”, que não especificou, em sentido contrário.
O selecionador português de futebol, Paulo Bento, lamentou que a FIFA “não tenha aprendido” com os erros do passado e continue a marcar jogos em horários que “prejudicam toda a gente”, em especial os jogadores.
“Já se devia ter aprendido com o que se passou nos Estados Unidos [no Mundial1994]. É prejudicial para toda a gente, jogadores, adeptos e não é a melhor forma de proteger o futebol e o mais importante, que são os jogadores”, criticou Paulo Bento.
A estreia da seleção portuguesa está prevista para as 17 horas de Portugal Continental com transmissão televisiva no canal 1 da RTP e na Sport TV Live.