No final do mês de março estiveram reunidas muitas “cabeças pensantes” no Hotel Golf Mar, em Torres Vedras, onde se realizou o Campeonato Nacional de Xadrez.
Estavam inscritos mais de 500 xadrezistas, com idades entre os 6 e os 82 anos.
Os vencedores de cada categoria vão representar Portugal no Campeonato Europeu de Xadrez que se realiza na capital da República Checa, Praga, em agosto deste ano.
João Diogo Soares, 12 anos, não venceu na sua categoria (os menores de 12 anos), mas não ficou triste por isso. Gosta do ambiente dos torneios porque é uma boa oportunidade para fazer novos amigos. Além de praticar o que aprende no clube de xadrez do qual faz parte, o Colégio Português, que se localiza em Aveiro.
“O meu pai foi o meu primeiro mestre. Foi ele que me ensinou a mexer as peças”, conta João Diogo, que começou a aprender a jogar aos 5 anos.
Inês Faria, 10 anos, também aprendeu a jogar com o pai, e o irmão mais velho deu uma ajuda. Agora, são eles que ensinam o benjamim da família, que tem 6 anos.
A sua amiga, Rita Carvalho, 9 anos, sente que o xadrez a ajudou a ter um raciocínio mais rápido, e a melhorar a cálculo mental: “um jogo de xadrez é como se fosse uma aula de matemática, mas mais divertido!”.
Os campeões deste ano são:
Sub-8 (anos): Guilherme Matos (Santoantoniense FC)
Sub-10: Vicente Li Dong (AC Luis de Camões)
Sub-12: André Sousa (GX Porto)
Sub-14: Guilherme Martins (Clube Amador Mirandela)
Sub-16: João Vasco Vicente (AX Pedro Hispano)
Sub-18: Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira)
Sub-20: António Vasques (Santoantoniense FC)
Sub-60: Joaquim Durão (GD CARRIS)
Podes ver fotografias e alguns vídeos dos jogos disputados no site do campeonato: http://jovens.fpx.pt/.