Duas vezes por semana, e ao fim–de-semana, os ciclistas juntam-se para um treino de uma hora. Com muita galhofa. Aqui os atrasos são “pagos” em flexões, ao som das palmas dos companheiros! Pertencentes à Federação Portuguesa de Ciclismo, os fundadores da Super Radical, Paulo Pais e José Dias, quiseram formar uma equipa variada de cross-country. Hoje reúnem bttistas dos 7 aos 50 anos.
Os irmãos Marinheiro, o Marco, 7 anos, e o Ricardo, 12, abrem um sorriso rasgado para dizer que são doidos por corridas de bicicletas. E a culpa é do pai: “Ele está ali. Também faz BTT.”
Não é um desporto que atraia muitas raparigas, mas quando elas se agarram ao volante ninguém as pára. Filipa Queirós, 13 anos, gosta tanto do BTT que até criou um site (www.filipaqueiros.com), onde lança as novidades deste desporto.
Provas para todos os gostos A diferença entre os diversos estilos de corrida está no grau de inclinação do terreno, no tipo de recinto e na duração.
Em Portugal, os principais são:
Downhill (DH) – O objectivo é descer uma encosta inclinada, o mais rápido possível. Quanto mais dificuldades (troncos e outros obstáculos naturais), melhor
Cross-country (XC) – É preciso muita resistência física, já que os trambolhões costumam marcar presença. Além disso, a prova é mais longa, podendo ultrapassar as duas horas
Dicas
São precisos calções de lycra para andar de bicicleta? É o mais recomendável Luvas sem dedos ou completas? As completas protegem mais. É preciso licença de ciclismo? Estar federado é sempre recomendável. Só assim podes participar em provas
Os dez mandamentos do bttista
1. Mantém as distâncias de segurança
2. Em passeio, respeita o grupo. Cede passagem e avisa quando vais ultrapassar
3. Controla a velocidade em trilhos com pouca visibilidade
4. Circula nos caminhos traçados para evitar destruir a vegetação, sobretudo em parques e zonas protegidas
5. Respeita a sinalização. Quando disser “Proibido passar” é porque é mesmo proibido!
6. Não faças lixo e evita estragar a paisagem
7. Nunca te aventures sozinho em terrenos que não conheces. Avisa sempre para onde vais e a que horas pensas voltar
8. Passa à distância dos animais selvagens e não provoques os domésticos
9. Leva sempre água, comida e material de reparação de furos e avarias
10. Usa o capacete de protecção e não te esqueças das luvas! Os campeões também caem Nuno Segundo, 16 anos, ganhou a sua primeira medalha de campeão de BTT este ano, na modalidade de cadetes em cross-country, no Jamor. Já corre há quatro anos e entra em competições há três. Para fazer BTT, resume, “é preciso espírito de sacrifício!”. Quando começou, até deslocou um pé, mas não desanimou.
O Nuno costuma treinar sozinho em terrenos perto de casa, sempre com um rádio, água e uma câmara de ar suplente. Afinal, este campeão gosta de “andar à bruta”. Diz que assim a adrenalina é maior. Como amante da natureza que é, Nuno põe-se logo a falar dos animais selvagens que tem encontrado: “Foram vários. As raposas são raras, mas já vi uma.”