Kelly Slater, líder do Circuito e nove vezes campeão do Mundo de surf, o sul-africano Jordy Smith, e o australiano Mick Fanning, segundo e terceiro do ranking, respetivamente, já estão na terceira ronda. Slater venceu com alguma tranquilidade o brasileiro Bruno Santos. Já a eliminatória de repescagem entre Jordy Smith e o Marlon Lipke, um luso germânico, foi tudo menos consensual. Jordy venceu mas não convenceu. Marlon competiu como “wild card” e no final da eliminatória fica a ideia que o sul-africano foi ligeiramente favorecido na pontuação das suas ondas. O sul-africano está na luta pelo título, enquanto Marlon competiu como convidado da organização…
Tiago Pires “Saca” também não aproveitou surfar em casa para garantir a qualificação direta para a terceira eliminatória. A eliminatória do surfista da Ericeira foi ganha pelo australiano Matt Wilkinson.
O australiano Mick Fanning, terceiro do Circuito Mundial ASP de surf e campeão em 2007 e 2009, e o compatriota Taj Burrow foram dos poucos favoritos a superar a primeira eliminatória e passaram diretos para a terceira ronda.
Na praia de Supertubos, onde arrancou oitava a etapa do circuito, Fanning, que defende o título conquistado em Peniche, garantiu a presença na terceira ronda e classificou o mar de Peniche como “uma máquina de lavar gigante”.
“Eu preciso de ganhar estes campeonatos e é isso que estou a tentar fazer”, referiu o australiano, que, depois de ter vencido recentemente o Quiksilver Pro France, alimenta a esperança de conseguir evitar o décimo título ao norte-americano Kelly Slater.