Já deves ter ouvido dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. Essa imagem pode ser uma fotografia, claro, mas não seria maravilhoso poderes depender apenas de um lápis e de uma folha para criares todas as imagens que te passassem pela cabeça? Se gostavas de aprender a desenhar, a Gulbenkian tem uma oficina criada a pensar em ti.
A primavera chegou à Gulbenkian, o que significa que vais ter à tua disposição novas atividades para passares o tempo, fazeres novos amigos e, claro, aprenderes muitas coisas. Mas coisas divertidas e que farão as horas parecerem minutos – para seriedade, já basta a escola. Aqui, como sempre, vais ter oportunidade de passear ao ar livre, no lindíssimo jardim, e também de admirar incríveis obras de arte na zona de exposições. E depois? Depois é só deixares-te levar pela tua imaginação e vais dar por ti transformado num verdadeiro artista.

Desenho para mentes curiosas
Se ficas maravilhado com o que é possível fazer com um lápis e uma folha de papel, esta oficina é para ti. Entre abril e julho vais ter sete sessões em que o desenho será o tema central. Já no dia 12 de maio, por exemplo, vai poder aprender a fazer um auto-retrato. E quem nunca quis ser capaz de fazer um auto-retrato? Claro que temos fotografias e selfies, mas um retrato desenhado pela própria pessoa é uma coisa muito diferente. Num retrato podes adicionar detalhes da tua personalidade que talvez se perdessem numa foto. Durante esta sessão, chamada “Quem sou eu?”, vais observar diversos auto-retratos e depois serás convidado a refletir sobre a pessoa que tu és, como podes transmitir ideias sobre ti próprio e se há objetos que podem falar sobre ti. Há várias formas de auto-retrato e vais poder explorá-las todas.

Mais para a frente, a 28 de junho, vai poder desenhar “Flores e mais flores” – é esse o nome desta sessão. Para isso, vais observar um fragmento de seda repleto de flores, da autoria de Philippe de Lasalle, na exposição Coleção Gulbenkian: Grandes Obras, que tentarás, depois, reproduzir ao mesmo tempo que descobres que, entre composição, texturas e cor, esta peça tem muito para revelar.
A última sessão decorrerá no dia 26 de julho. Chama-se “A presença das coisas numa paisagem” e começa também na área da exposição, com a observação de duas pinturas, com mais de 200 anos, que o artista francês Hubert Robert fez dos jardins do Palácio de Versalhes. Nesses dois quadros, vais encontrar pessoas, árvores, estátuas e edifícios. De seguida, irás até ao Jardim Gulbenkian aprender como mostrar esses diferentes elementos quando desenhas uma paisagem.
Estes são só alguns exemplos das sessões temáticas da oficina “Desenho para mentes curiosas”, que vão decorrer nos dias 12 de abril, 3 de maio, 24 de maio, 7 de junho, 28 de junho, 12 de julho e 26 de julho, sempre às 10h30 e que têm um custo de 10 euros cada.