De novelas gráficas que se leem num ápice a narrativas mais longas para tardes de preguiça, de livros com desafios e atividades a temas de tecnologia e ciência, de histórias para ler em família a álbuns que inspiram viagens, aqui ficam pistas para abrir a primeira página!
Novelas gráficas
A banda desenhada e a novela gráfica estão em alta! O Bando das Cavernas volta a aventurar-se no mundo aos quadradinhos, no segundo volume da série de novelas gráficas desta coleção de sucesso, saída diretamente da imaginação do grande Nuno Caravela. Desta vez, vamos descobrir que não há super-heróis como os da banda desenhada. Os videojogos também são fonte de inspiração para este formato, como é o caso de Cuphead: Manusear com Cuidado!, que relata as desventuras de dois irmãos, o Cuphead e o Mugman, e The Books of Clash, ambientado no universo dos jogos Clash of Clans e Clash Royale. Uma novela gráfica de um género inteiramente diferente é Um Dia na Vida de um Pum, primeiro volume de uma divertida série sobre Ciências e História, vencedor do prémio Blue Peter para Melhor Livro de Conhecimento.
Coleções
Um dos prazeres das férias é ler o novo volume da nossa coleção favorita. Estas quatro coleções têm argumentos de peso para conquistar sempre novos leitores, e quase todos têm títulos fresquinhos nas livrarias. O Clube dos Cientistas junta mistério e ciência de uma forma original e inovadora, e a aventura mais recente, O Impostor, fala de um tema que está na ordem do dia: o plágio! Em Defesa do Reino é já o 11.º título da série O Bando das Cavernas Heróis do Mundo, que desta vez viaja até ao reino dos Zulus. Espreita também o último título da coleção principal, O Futuro Mais que Perfeito. Quem também chega com novas peripécias é a Francisca, a protagonista de Diário de uma miúda como tu. Apareceu é o título do vol. 11. O que terá aparecido…? Por fim, Matilde e o Segredo dos Quatro Ventos é a mais recente aventura da Bruxa Matilde, já considerada uma das melhores coisas que aconteceu à literatura infantojuvenil nos últimos tempos.
Narrativas
Se gostas de te embrenhar em leituras mais longas e profundas, estas são quatro das melhores narrativas que neste momento tens à tua disposição nas livrarias. Com personagens complexas e enredos cheios de ritmo, estes romances juvenis vão pôr à prova as tuas capacidades de leitor. Os Swifts: Um Dicionário de Malandros junta mistério e jogos de palavras de uma forma brilhante e cheia de graça. Eu, o Meu Pai e o Fim do Arco-Íris, vencedor do Diverse Book Awards, conta o que acontece quando Archie, 12 anos, descobre que o pai é gay. O Herói do Autocarro Noturno é o novo título da autora do bestseller O Rapaz ao Fundo da Sala, e dá voz a um bully para questionar: as pessoas podem mudar? Por fim, para fãs de fantasia, a saga Skandar sobre os unicórnios guerreiros continua, com batalhas nos céus e magia surpreendente, no absorvente Skandar e o Cavaleiro Fantasma.
Tecnologia e conhecimento
Para nerds e mentes ávidas de conhecimento em geral, estes livros oferecem matéria inesgotável para alargar horizontes e fazer novas descobertas. Nano leva-nos numa viagem incrível pela ciência das coisas mesmo muito pequenas, ou seja, revela o estado da arte no campo da nanociência. Intimamente ligado a este assunto, e plenamente ajustado ao ar dos tempos, Olá, Robot aborda as fronteiras da inteligência artificial e lança questões sobre o cruzamento entre humanos e máquinas. O cérebro humano está na base de tudo, afinal, e o livro Quem Mora Cá Dentro?, desvenda os segredos deste órgão que comanda a vida. Para quem o Universo é o mistério maior e mais atrativo, Mapas Espaciais oferece uma deslumbrante viagem intergaláctica, baseada nas mais recentes descobertas da Astronomia.
Atividades
Resolver desafios, treinar a mão para o desenho artístico ou de cenários de videojogo, e fazer observações da natureza são algumas das atividades propostas nestes livros para ocupar os tempos livres de forma criativa. A Família Monstro: O Grande Livro Pica-miolos propõe mais de 80 atividades que ajudam a desenvolver neurónios de génio: quebra-cabeças, sudokus, puzzles, labirintos, charadas e muito mais. Eu Podia Ter Feito Isto é um sério divertimento à volta da arte, que lança o desafio: dos mistérios de Magritte à arte pop de Andy Warhol, dos céus circulares de Van Gogh ao jardim de Matisse — afinal, podíamos ter feito isto? Para os fãs do Minecraft, Como Desenhar: Guia Passo a Passo ensina a criar todas as personagens e cenários do famoso videojogo. Ideias diferentes tem este Caderno da Natureza do Bicho do Mato, que nos convida a descobrir a fauna e a flora do ambiente que nos rodeia, a observar as nuvens e as árvores, e a aprender truques simples de sobrevivência da natureza. Palavra de escoteira!
Em família
Estes quatro álbuns prometem juntar toda a família à volta de histórias que transmitem mensagens importantes e também convidam à reflexão, com textos e ilustrações inspiradores. Martim, uma obra premiada de duas autoras bascas, fala da diferença e da importância de sabermos acolher todos com respeito e afeto. Sobre crescimento e identidade, Os Reflexos da Henriqueta é um álbum ao mesmo tempo exuberante e reflexivo, cheio de ilustrações espantosas. Da norueguesa Kristin Roskfite, Todos Contam é um livro filosófico sobre a diversidade dos humanos, a história de cada um de nós e a forma como todos estamos ligados. A solidão na grande cidade, e a fortuna de encontrar um amigo, faz de Perdido, da mesma autora do premiado A Inundação, uma ode à empatia e à importância de prestar atenção ao outro.
Em viagem
Fechamos esta ronda literária com um itinerário para viajantes. Um Abraço ao Nosso Mundo é um livro incrível que dá voz a 14 crianças de várias partes do mundo, que nos falam sobre o seu modo de viver, brincar e crescer. Uma ilha imaginária, tão próxima ou distante quanto quisermos, está no centro da viagem real e interior de que nos fala O Som das Coisas Leves Quando Caem, que acaba de receber o selo do PNL. Pela Noite Fora e Sob um Manto de Estrelas propõem duas viagens em família, inesperadas e transformadoras. Como sabemos, o caminho é mais importante do que o destino. Também isto os livros nos ensinam.
Boas viagens e boas leituras! Mais sugestões em www.penguinlivros.pt. Visita também @penguinkidspt.
* Um conteúdo patrocinado é um artigo desenvolvido por uma marca, e não por um jornalista.