Queres descobrir o que andam os escritores portugueses a fazer? Então mergulha nestas sugestões de leitura, onde reunimos as principais coleções, álbuns e histórias, inteiramente saídas da imaginação de autores e ilustradores nacionais. Nestas páginas vais reconhecer muitas referências familiares, ambientes, personagens e peripécias, para além de poderes enriquecer o teu vocabulário e conhecimento da língua portuguesa.
O Bando das Cavernas
É uma das coleções mais queridas e acarinhadas pelos leitores, responsável por vermos muitos miúdos por aí agarrados aos livros. E agora acaba de estrear-se no formato de novela gráfica, numa aventura que transpõe as personagens bem conhecidas de todos para um mundo aos quadradinhos. Sempre com a imaginação e o humor únicos do autor, Nuno Caravela.
A Família Monstro
Repleta de magia, humor e aventura, esta coleção, escrita por Bruno Matos e ilustrada por Raquel Carrilho, já vai no quinto volume de aventuras monstruosas. Tudo se passa em Monstrópolis, um mundo semelhante ao nosso, mas onde a imaginação não tem limites e a magia reina. A Mamã Ogre, a Vamp, o Franko, o Mumu e o Flic são os protagonistas destas narrativas, e estão por lá à tua espera.
Matilde
“Matilde tornou-se numa das personagens principais da literatura infantojuvenil portuguesa”. Quem é o garante é o professor Fernando Carvalho, que aqui mesmo nas páginas da Visão Júnior elegeu esta coleção com uma das mais empolgantes que podes descobrir atualmente. Saídas da criatividade da Patrícia Furtado, autora do texto e das ilustrações, estas histórias acompanham as aventuras de uma jovem feiticeira chamada Matilde.
O Clube dos Cientistas
Uma coleção perfeita para quem gosta de ler e de ciência, que já soma 18 volumes, quase todos no Plano Nacional de Leitura (PNL) e no catálogo LER+Ciência, numa parceria do PNL com a rede CIÊNCIA VIVA. Recheados de mistérios para resolver com recurso a pistas e experiências científicas, estes livros têm tido enorme sucesso junto dos jovens leitores. A autora, Maria Francisca Macedo, foi distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE 2018, com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade Social e recebeu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2019, de Literatura Infantil.
Diário de uma Miúda Como Tu
Desde que surgiu no panorama da literatura infantojuvenil, a Francisca tem conquistado cada vez mais fãs. É ela a miúda, a heroína destas histórias que acompanham a vida normal de uma pré-adolescente. A escola, a família, os amigos e a defesa do ambiente recheiam estas páginas de peripécias envolventes, que não conseguimos parar de ler. A autora Maria Inês Almeida é a responsável por este sucesso.
Contos Arrepiantes da História de Portugal
Dois professores, Rui Correia e António Fernando Nabais, são os autores do texto, tão factual quanto recheado de peripécias hilariantes. Hélio Falcão dá vida às fabulosas ilustrações. Este trio de verdadeiros artistas criou uma das mais originais e curiosas coleções juvenis nacionais, que desperta a curiosidade para a aprendizagem da História com a arte e o engenho de quem sabe muito. E sabe como contar.
A Escolha É Minha
Esta coleção de Margarida Fonseca Santos aborda os desafios da adolescência e do crescimento através de histórias contadas na primeira pessoa. Com diferentes narradores e pontos de vista distintos, cada livro é inspirado em muitos casos reais com que a autora teve contacto, através da sua experiência com jovens, famílias e professores. Bullying, identidade de género, novas famílias, dependência, perda e mudança são alguns dos temas tratados nestes livros, quase todos na lista no Plano Nacional de Leitura (PNL).
Aventureira Marielle e o Dia da Fotografia
Marielle é uma menina negra portuguesa que vive numa vila no sul do país. Ele vive livre e feliz, adora futebol e tem muito orgulho do seu penteado afro. Mas um dia alguém comenta que, para ficar bem na fotografia da escola, é melhor arranjar o cabelo. Escrito por Nuna e ilustrado por Lala Berekai, este álbum fala da importância da inclusão, da diversidade e do direito à diferença. E do direito de todas as crianças a sentirem-se representadas nas histórias que lemos e contamos.
O Som das Coisas Leves Quando Caem
Há uma ilha que “ninguém sabe ao certo onde fica e que nunca está no mesmo sítio”. Aí vivem uma Menina e a sua cadela Jasmim, que estão prestes a deixar a ilha e a partir pelo “grande mar”, rumo a uma nova vida. Com o texto poético de Catarina Ferreira de Almeida e as ilustrações de Sérgio Condeço, esta é uma história que apetece descobrir aos poucos, como quem se deixa seduzir por um lugar desconhecido e pela promessa de aventuras.
O Que Se Faz no Teatro? e O Que Se Faz no Museu?
Dois guias sobre as profissões no mundo do teatro e dos museus. Tudo o que precisas de saber para decidires se queres ser paleontólogo, curador ou artista plástico. Ou ainda contrarregra, maquilhador ou figurinista, e tantas outras profissões cativantes. Na próxima exposição que visitares ou peça a que assistires, fica atento a tudo o que se passa à tua volta!
O Comboio de Bicicletas
Este é um guia para toda a família, que promove o uso diário da bicicleta, através da narrativa de um grupo de amigos que pedala todos os dias para a escola. Além da partilha de experiências que vive todos os dias, a Sara vai explicar regras de trânsito, os cuidados que tem com a bicicleta e a sua manutenção.
Monstrocedário e A Aranha Antonieta e as Formas
Estas duas sugestões vão fazer as delícias dos mais pequenos. Monstrocedário é um alfabeto criativo cheio de surpresas, da autoria das talentosas Joana Maurício (texto) e Cristina Arvana (ilustrações), mais conhecidas como as Fazedoras de Histórias. A somar ao AEIOU e ao 1, 2, 3, a nossa já bem conhecida Aranha Antonieta resolveu, desta vez, dar conta das formas. Esta personagem carinhosa e aventureira é uma criação da Vanessa Namora Caeiro, que escreve e ilustra estes livros amorosos.
Mãe, Ainda Não Posso Ir Dormir…
As histórias devem fazer parte da nossa vida desde o berço (e até antes!). As histórias confortam, iluminam, ajudam a adormecer. E também alimentam o sonho e a imaginação. Este álbum de Maria Inês Almeida (texto) e Paulo Galindro (ilustrações) é uma homenagem ao poder da invenção. As desculpas mais hilariantes para atrasar o mais possível a hora do sono são também a prova de que todos precisamos de histórias para nos mantermos (bem) acordados!
Vê mais sugestões e acompanha as novidades em @penguinkidspt!
* Um conteúdo patrocinado é um artigo desenvolvido por uma marca, e não por um jornalista.