Uma coleção para as primeiras leituras
Provavelmente, já conheces esta coleção e talvez o autor, o Nuno Caravela, até já tenha ido à tua escola. Os professores também costumam gostar muito do Bando das Cavernas. Sabes porquê? Porque muitas crianças que dizem não gostar de ler, quando conhecem estas histórias não querem outra coisa. Há relatos de miúdos que cruzavam os braços e abanavam a cabeça perante a hipótese de pegar num livro e depois são vistos a escapulir-se para devorar mais umas páginas. O segredo? Textos e ilustrações fantásticos, repletos de humor e gargalhadas, e mutas piscadelas de olho a referências bem conhecidas, com pistas para segundas (e terceiras…) leituras. Descobre todos os títulos da coleção principal e da série Heróis do Mundo.
Uma coleção bestseller mundial
É uma das coleções que mais consistentemente se tem mantido no topo das preferências juvenis. O 17.º volume chega em outubro, como é habitual, mas até lá podes ler (ou reler) os outros livros da coleção O Diário de um Banana, o grande fenómeno de sucesso mundial criado por Jeff Kinney, que assina os textos e também os desenhos. O enredo gira sempre à volta das peripécias do Greg Heffley, um miúdo normal e um tanto trapalhão, e da sua família, amigos e colegas de escola.
Uma coleção que arrepia e ensina História de Portugal
Dois professores, de História e Português, uniram esforços para contar os principais episódios da História de Portugal em contos arrepiantes, recheados de humor e boa disposição, mas sem perder de vista o rigor. Contos Arrepiantes da História de Portugal conta com três volumes (o quarto já vem a caminho) e é indicada para leitores a partir dos 7/8 anos. Podes saber mais nesta entrevista com os autores, com reflexões muito interessantes sobre esta coisa de ler ou não ler. Eis a questão!
Uma coleção para quem tem o bichinho da ciência
Se gostas de fazer experiências, seguir pistas, resolver mistérios e pôr à prova o teu espírito dedutivo e o raciocínio científico fica sabendo que O Clube dos Cientistas tem todos os ingredientes para se tornar na tua coleção favorita. A autora, a Maria Francisca Macedo, tem visitado escolas em todo o país, dedicando-se a acordar o bichinho da ciência (e da leitura), não vá dar-se o caso de este andar meio adormecido (ou até ferrado no sono!). O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, baseado nesta coleção, tem sido um êxito, com várias escolas a responderem entusiasticamente ao desafio. Se a tua escola ainda não participou, quem sabe poderá fazê-lo na próxima edição.
Histórias de monstros, lendas e magia
Os fãs de enredos fantásticos, com bruxas, feitiços, monstros de todo o tipo e aventuras loucas têm muito por onde escolher. Aqui te deixamos sugestões de três coleções, duas delas portuguesas. A Família Monstro, com textos do Bruno Matos e ilustrações da Raquel Carrilho, leva-te até Monstrópolis, um mundo muito semelhante ao nosso, à distância de um portal. Nesta entrevista podes ficar a saber mais. Patrícia Furtado, a criadora da Bruxa Matilde, também revela a origem da sua protagonista e explica porque é que esta coleção fantástica pode agradar a todos. Bethany e a Besta, já com dois volumes publicados, é uma série absolutamente hilariante e de leitura compulsiva.
Histórias para mudar o mundo
Por vezes, os livros também nos fazem pensar e questionar o mundo, as injustiças, a desigualdade e tantos problemas ainda por resolver na nossa sociedade. Onjali Q. Raúf é uma autora premiada que se tem dedicado a escrever livros que alertam para questões urgentes, como o drama dos refugiados, o bullying ou a violência doméstica. São temas pesados, mas tratados com enorme sensibilidade e também com humor, pois mesmo nas piores situações é possível encontrar esperança e gentileza. A Booksmile publicou três livros desta autora, todos maravilhosos: O Rapaz ao Fundo da Sala (vencedor dos prémios Blue Peter e Waterstones), A Estrela Que Vejo da Minha Janela e O Leão por Cima da Porta.
Uma coleção para atravessar a adolescência
Com dezenas de livros publicados, a Margarida Fonseca Santos é uma das autoras portuguesas que mais se têm destacado na literatura infantojuvenil para todas as idades. A coleção A Escolha É Minha, indicada a partir da pré-adolescência, conta já com oito volumes que abordam diversos problemas e desafios do crescimento, como o bullying, a saúde mental, a adição, a orientação sexual ou o divórcio dos pais. Com um novo livro pronto a sair ainda este ano, estas histórias são excelentes para leitura autónoma e também para trabalhar em conjunto na escola. Para isso, está disponível para cada livro um guião de leitura com pistas para o debate.
Uma coleção de clássicos da Literatura
Vamos esquecer o conceito de «leitura obrigatória», pode ser? Há o risco de te afastares de certos livros por levarem este carimbo pouco simpático e por uma certa rebeldia natural da idade que nos leva a fugir de obrigações e imposições. A coleção da Fábula Tesouros da Literatura reúne algumas das melhoras obras da literatura universal. E se, dito assim, isto soa um pouco enfadonho, a verdade é que estamos a falar de histórias e personagens que fazem parte da nossa cultura e que há muitos anos continuam a ser lidas e a encantar crianças, jovens e adultos. Afinal, quem não conhece uma certa Alice muito curiosa, um tal de Sherlock Holmes, um viajante chamado Gulliver, um outro que responde por Phileas Fogg ou o rapaz que não queria crescer? Algumas das referências mais duradouras e constantes do nosso imaginário nasceram em livros escritos há muito tempo.
À descoberta da novela gráfica
A banda desenhada ou a novela gráfica é um dos géneros mais apelativos para «leitores relutantes», isto é, aqueles que afirmam não gostar lá muito de ler. Acreditamos que não gostar de ler é um azar que acontece só a quem (ainda) não teve a sorte de encontrar o livro certo. É que isto, às vezes, é como no amor: olhamos à volta e vemos os pares felizes, de mãos dadas, e pensamos quando chegará a nossa vez. Pois bem, o amor é complicado, mas ler é simples. Basta pegar um livro, que pode ser uma destas novelas gráficas cheias de ação e dinamismo. Ana dos Cabelos Ruivos é um clássico contado num formato mais acessível e atraente. As novelas gráficas do Minecraft apelam aos fãs deste jogo, mas não só. E Olívia é uma coleção perfeita para as primeiras leituras, com uma protagonista corajosa e adorável.
O fenómeno mundial deste verão
Desde Harry Potter que o mundo da literatura infantojuvenil não conhecia um fenómeno assim. Um dia, A.F. Steadman sonhou com unicórnios e daí nasceu Skandar e o Roubo do Unicórnio, um épico fantástico com heróis improváveis, magia surpreendente e unicórnios ferozes. Preparado para a aventura deste verão? Sabe mais AQUI.
* Um conteúdo patrocinado é um artigo desenvolvido por uma marca, e não por um jornalista.