A tua boca, tal como o resto do teu corpo, vai sofrendo alterações ao longo do crescimento, sendo muito importante que nada a impeça de se desenvolver corretamente. Quando eras mais pequeno, muito provavelmente usaste uma chucha ou um biberão – ou, se não foi o teu caso, conheces alguém ou tens um irmão que utiliza. É normal que isso aconteça, mas a partir de determinada idade, nomeadamente a partir dos 2/3 anos, não deve acontecer.
Quando falamos de hábitos nocivos, falamos de comportamentos muito frequentes que podem ser prejudiciais para o crescimento e desenvolvimento dos ossos da cara, e para a forma, posição e saúde dos dentes. Como alguns exemplos temos a chucha, o biberão, o chuchar no dedo, na língua ou no lábio e até o dormir com a mão por baixo da cara. Sabias que também a tua respiração, a fala, a mastigação e a qualidade do teu sono podem ficar alteradas se um destes hábitos existir e for prolongado?
Não te deves sentir triste ou inferior se por acaso tiveste ou ainda tens um destes comportamentos, mas é importante que saibas que com a ajuda do teu Médico Dentista se conseguem corrigir hábitos e prevenir problemas. E quanto mais cedo melhor!
* Um conteúdo patrocinado é um artigo escrito por uma empresa ou marca, e não por jornalistas