Nas crianças, um sorriso é sempre encantador. Mas no mundo dos adultos ele abre portas, desarma corações, muda destinos. Um bonito sorriso é o cartão de visita para um futuro promissor. Por isso é que é importante ensinarmos os nossos filhos a cuidar dos seus sorrisos desde cedo. No SOL – Serviço Odontopediátrico de Lisboa – é possível fazê-lo a partir dos primeiros meses e até aos 18 anos. Lá, ensinam às crianças tudo sobre os cuidados que devem ter com a saúde oral e com os dentes. Assim como as ajudam em caso de acidente. Porque, claro, são crianças e os acidentes acontecem.
Quando, por exemplo, numa brincadeira ou a praticar um desporto uma criança se magoa na boca, é importante manter a calma. É a nossa função, enquanto adultos, ajudar a criança a limpar os lábios com compressas embebidas em água morna e aconselhá-la a aplicar gelo para evitar o inchaço.
Nos acidentes que envolvem os dentes há dois cenários possíveis: o dente partir-se ou o dente saltar para fora da boca. Encontrar o dente que saltou ou o pedaço que se partiu é importante, assim como lavá-lo cuidadosamente, sem esfregar, com água corrente ou soro fisiológico. No caso de ter sido um dente definitivo a saltar, devemos tentar colocar o dente de volta no seu lugar na boca. Mas, se não for possível, então convém guardá-lo num recipiente com leite – de igual forma se for um pedaço de dente – e contactar um médico dentista com rapidez.
Claro que é sempre importante ter cuidado e evitar os acidentes. Bem como levar as crianças regularmente ao dentista, para que ele possa esclarecer as suas dúvidas e ensinar-las a cuidarem bem delas.
# Um conteúdo patrocinado é um artigo escrito por uma empresa ou marca, e não por jornalistas