Quando lá fora está um frio de rachar e a tua cama está quentinha, davas tudo para ficar ali a hibernar, não é? Pois, mas os humanos não são capazes de hibernar, já que isso significa ficar meses sem comer nem beber, e até sem fazer chichi ou cocó… Mas porque é que hibernar é tão importante para algumas espécies?
Há regiões do globo, nomeadamente mais a norte, ou zonas altas, em que as temperaturas descem muito. Nessa época, o alimento escasseia: muitas árvores e arbustos perdem a folhagem, e frutos, nem vê-los!
Então, para sobreviverem à falta de alimento e ao frio (os coitados não têm um saquinho de água quente como tu), alguns animais procuram abrigo e permanecem quietos, a dormir longas sonecas, sem comer nem beber. E não morrem!
Mas não, não é magia. O que acontece é que, durante a hibernação, os animais ficam numa espécie de sono profundo e o seu organismo trabalha muito lentamente. Tudo desacelera: o coração bate mais devagar e a respiração é muito lenta. Assim, como não se mexem, poupam energia.
Já deves ter aprendido que vamos buscar energia aos alimentos, certo? É o que estes animais fazem: comem o máximo que conseguem no verão, para ficarem bem gordinhos e ganharem grandes reservas de nutrientes. Depois, nos meses de frio, gastam essas reservas.
É por isso que, quando voltam a ficar ativos, estão mais magros e fracos. Mas, com a chegada da primavera – e da comida! –, lá vão recuperando. Fica a conhecer alguns destes animais.
Ouriço-cacheiro
No nosso país, os animais que mais hibernam são os que vivem nas zonas altas, como na serra da Estrela e na região de Bragança, onde faz mais frio, geralmente entre novembro e março.
Cágados
Na altura da hibernação (que pode ir de três a seis meses), os cágados afastam-se das zonas húmidas e procuram locais seguros, onde possam enterrar-se ou esconder-se debaixo de pedras e de troncos.
Morcegos
Quando está muito frio, há muito menos insetos, o alimento preferido dos morcegos. Por isso, para não morrerem à fome, ficam quietinhos. Em Portugal, a hibernação ocorre entre meados de dezembro e fevereiro.
Ursos
Estes grandalhões são famosos pelas suas sonecas. Os ursos-pardos, por exemplo, que vivem na zona do Alasca (na América do Norte), onde o frio é intenso, chegam a hibernar durante sete meses!
Sabias que…
… A palavra hibernação vem do latim hibernare, que significa “passar o inverno”?
Este artigo foi originalmente publicado na VISÃO Júnior n.º 211