Camelo
Para suportar o calor, os camelos bebem muita água − às vezes 10 litros de uma vez − e têm um sistema respiratório «especial», que os ajuda a respirar menos ar.
Lebre
As suas longas orelhas ajudam-na a proteger-se do calor: as áreas sem pelo têm muitos vasos sanguíneos, o que permite perder calor rapidamente.
Raposa-da-areia
Sabes porque tem as «almofadinhas» das patas cobertas de pelo? Para não se queimar no solo desértico escaldante.
Avestruz
Retira moléculas de água das raízes e de outros alimentos que come, por isso, se for necessário, pode ficar dias sem beber nada. E as asas, que chegam a atingir 2 metros, protegem o corpo do calor!
Tardígrado
Também conhecido como urso-de–água, é o animal mais resistente do planeta, apesar de ser microscópico. Consegue resistir a temperaturas superiores a 150O graus centígrados e inferiores a 270O!
Papagaio noturno
Para suportar as altas temperaturas do verão australiano, tem uma técnica infalível: durante o dia mantém-se imóvel, escondido na folhagem, e só à noite é ativo.
Formiga prateada
Graças aos pelos prateados que a cobrem, consegue refletir os raios solares e arrefecer o corpo. E funciona: imagina só que suporta uma temperatura corporal de 53Oº C.
Cascavel-de-chifres
Como habita em áreas desérticas dos EUA, onde o solo até escalda, aprendeu a andar de lado e de forma a que só alguns pontos do corpo toquem no chão ao mesmo tempo. Esperta, hein?!
Iguana-do-deserto
Mesmo durante o dia, quando a temperatura é mais alta, é visto a passear, ao contrário dos seus vizinhos. Quando o calor é excessivo, procura um buraco e esconde-se.
Burro selvagem africano
Consegue (sobre)viver ao calor africano, graças às orelhas grandes, que dispersam o calor, bebendo muita água e deslocando-se de forma inteligente – só corre quando é necessário.