Tudo começou com a pergunta «as cobras dão puns?», feita pelo irmão mais novo de Dani Rabaiotti, uma estudante de Zoologia, da Sociedade Zoológica de Londres. A zoóloga não sabia responder e pediu ajuda na rede social Twitter. A partir daí, a ideia cresceu, ela juntou-se a outro investigador, Nick Caruso, e tudo resultou num livro.
Does it Fart? The Definitive Field Guide to Animal Flatulence (em inglês, significa ‘Dá Puns? Um Guia de Campo Definitivo para a Flatulência Animal’) é o primeiro livro que responde a perguntas que nem sabíamos que tínhamos. Aqui ficam alguma perguntas e respostas:
Entre as vacas e as zebras, quem são os campeões dos gases?
As campeãs dos gases são as vacas: produzem 100 a 200 quilos de metano por ano, um gás que contribui muito para o efeito de estufa. As mais ruidosas quando soltam gás talvez sejam as zebras.
Entre os peixes e as aves, será que algum dá puns?
Em relação aos bichos do mar e aos bichos do ar, algumas espécies de peixes, como os arenques, comunicam entre si expelindo gases. Há uns peixes sul-americanos que, se não derem puns, arriscam a vida: as algas de que se alimentam provocam tantos gases que eles acabam a flutuar à superfície.
As aves não dão puns, uma vez que não têm bactérias no intestino. Os polvos também não dão puns e quanto às aranhas e às salamandras, ainda não há respostas.
Achas que as preguicas dão puns?
Não, as preguiças também não dão puns. Aliás, são o único mamífero que não dá puns. A sua digestão é tão lenta que, se acumulassem gases, no intestino podiam adoecer.
Mais esclarecido?