Quando leste a palavra «híbrido» no título, provavelmente pensaste que íamos falar-te de carros, mas não. Vamos falar-te de animais. Uns animais que não sabem bem a que família pertencem e que têm uma aparência invulgar. Os híbridos resultam do cruzamento entre um macho e uma fêmea de espécies diferentes.
Quando vivem em liberdade, no seu habitat, os animais de espécies diferentes, como leões e tigres, por exemplo, não se misturam e, às vezes, até são grandes rivais. «Então, como surgem os animais híbridos?» Perguntas bem: graças a experiências do Homem que começou a fazer cruzamentos entre espécies em cativeiro para ver no que dava!
Foi assim que surgiram os ligres, os animais que vês nestas páginas. As crias apresentam normalmente uma pelagem listrada, semelhante à da mãe, e um focinho parecido com o do pai, podendo ter ou não uma pequena juba.
Uma das suas características mais impressionantes é o tamanho. Um ligre pode ter mais de três metros de comprimento – um miúdo de 12 anos mede cerca de 1,50 metros – e 400 quilos de peso. Se pensarmos que um leão pesa cerca de 200 quilos, percebemos que os filhos chegam a ter o dobro do tamanho do pai! Desconhece-se quantos animais destes existem no mundo, mas estima-se que sejam entre 70 e 100.
Hércules, o maior do mundo

Segundo o Livro de Recordes do Guinness, o maior felino do planeta é Hércules. Não se sabe ao certo a sua idade, mas é possível que tenha quase 20 anos. Este ligre mede 3,33 metros e pesa 418 quilos. Quando apoiado nas quatro patas, a altura de Hércules desde o chão até aos ombros é 1,25 metros. Será maiordo que tu?
Olá. Chamo-me Rama e sou um… cama

O pai de Rama era um camelo e a mãe era um lama. Uma equipa de veterinários e investigadores estudou, durante cinco anos, uma maneira de cruzar estas duas espécies.
O objetivo era criar um animal com as melhores características dos progenitores: o pelo abundante da mãe, do qual se faz lã, e a resistência física do pai. Ou seja, um super«cama» (camelo + lama). O resultado foi Rama, o primeiro indivíduo desta nova raça, um macho nascido em 1998, no Dubai.
A preto-e-branco

Mais comuns são os zebroides, animais que resultam do cruzamento entre zebras e outros animais equídeos, como o cavalo, o burro ou o pónei. A maioria dos zebroides parece-se com cavalos ou burros, mas a presença de listras brancas e pretas em algumas zonas do seu corpo denunciam as suas raízes familiares.
Pensa-se que o primeiro zebroide terá nascido no Brasil, numa fazenda do Rio de Janeiro, no início do século XX. Ali, Henrique Hermeto Carneiro Leão, um médico excêntrico, tornou-se conhecido pelas suas estranhas experiências com animais.
Teimosa que nem uma mula!

A mula é talvez o animal híbrido mais conhecido. E até já deves ter visto uma ao vivo. Resulta do acasalamento entre um cavalo e uma burra ou de um burro e uma égua. Muito resistente, é usada como animal de trabalho e de carga, mas é estéril.
Este artigo foi originalmente publicado na edição nº 198 da VISÃO Júnior.