Todos diferentes, todos tubarões
Existem cerca de 440 espécies, mas todos os anos são descobertas novas
O mais perigoso
Acertaste, é o tubarão-branco! É o peixe predador de maior dimensão, que pode chegar aos 6 metros de comprimento.
Luta de irmãos
Os cientistas descobriram que os fetos de tubarão-touro podem comer os irmãos quando ainda estão dentro do útero da mãe! E, assim, só os mais fortes conseguem nascer!
Os nossos vizinhos
Nas nossas costas existem várias espécies, desde o tubarão-pata-roxa que pode atingir um metro de comprimento ou o tubarão-frade que pode atingir os 10 metros! É muito raro os tubarões aproximarem-se da praia, onde as pessoas estão a tomar banho. Se isso acontecer, tem de se sair da água, rapidamente mas com calma.
Atacam?
Os ataques de tubarões a pessoas são raros, mas, infelizmente, acontecem. Ocorrem sobretudo em mares tropicais (não no nosso), onde as pessoas são confundidas com presas ? como por exemplo, os leões-marinhos.
Cinzentões!
A maioria dos tubarões é de cor cinzento-azulados, com a barriga branca. Mas o tubarão-zebra, por exemplo, não tem riscas ao longo do seu corpo, tem pintas, e o tubarão-epaulette é amarelado, com duas grandes manchas de cada lado!
Nadar, nadar
É o movimento dos tubarões que faz com que a água entre na boca e passe pelas brânquias ? o que lhes permite respirar. Se parassem, sufocavam! Só nas zonas de corrente é que podem descansar, porque o movimento da água leva-lhes oxigénio.
Escamas com turbo
As escamas dos tubarões são muito pequeninas, têm a forma de pequenos dentes e ajudam estes peixes a nadarem muito rápido.
O mais pequeno
É o tubarão lanterna-anão, que apenas mede 21 centímetros e vive nos mares, junto à Colômbia.