As noites quentes de verão são perfeitas para observar morcegos, os únicos mamíferos voadores que existem na natureza. No nosso país vivem cerca de 27 espécies destes animais, algumas muito raras.
Têm uma vida mais ativa à noite e durante o dia escondem-se em grutas, edifícios abandonados ou fendas nos troncos das árvores. A maior parte dos morcegos que vivem no nosso paÍs são insetívoros, ou seja, alimentam-se de insetos, como mosquitos e borboletas noturnas.
É necessário equipamento?
Não! Para observar morcegos basta apenas boa disposição, sentido de aventura e muita paciência! Se os quisesses ouvir, ai sim, terias de ter um sistema de gravação de som especial, que captasse o som que eles fazem. É que os morcegos comunicam com ultrassons e os nossos ouvidos não os conseguem ouvir.
A que horas procurar?
É ao pôr do sol que os morcegos saem das suas tocas para procurarem alimento. Nesta altura do dia é mais fácil para os observar, pois ainda há alguma luz natural! Durante a noite, eles andam pelo céu a esvoaça.
É pássaro ou morcego?
Nas tuas observações, quando ainda há luz do sol, é normal que te apareça a dúvida: é um pássaro ou um morcego? Ao final do dia, há ainda muitas aves de pequeno tamanho que podem ser confundidas com morcegos, como por exemplo, os andorinhões. Um truque para os distinguir é o voo mais acrobático dos morcegos e a forma retângular das asas!
Melhor local de observação
O truque é tentar observar os morcegos nos locais onde existe o seu alimento: insetos! Zonas com árvores e com candeeiros de rua são os melhores locais. Como os insetos noturnos são atraídos pela luz dos candeeiros, os morcegos esvoaçam muitas vezes à volta deles!