Olá! Sou a Maria Leonor Maia, tenho 12 anos e frequento o 7º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira. Gosto muito de desenhar, pintar (quadros), ler, ver séries e filmes.
Vou falar-vos da cidade onde vivo: S. João da Madeira. Localiza-se na Região Norte de Portugal e pertence ao distrito de Aveiro.
A cidade de S. João da Madeira é mais conhecida em Portugal pela sua tradição na área industrial, devido ao fabrico de chapéus e calçado. É distinguida por ser a “Capital do Calçado”. São João da Madeira é o menor município de Portugal, em área e com uma única freguesia.
Fábricas
Se visitarem São João da Madeira, podem visitar a fábrica de Lápis, Viarco, queé atualmente a única fábrica de lápis da Península Ibérica; a Fepsa, fábrica de produção de feltros para chapéus e a Cortadoria Nacional, onde ocorre a transformação do pêlo usado pela Fepsa;a Evereste e a Helsar, empresas de produção de calçado, a Flexitex e a Heliotextil, ligadas ao setor têxtil, entre muitas outras.
Museus
Em São João da Madeira existem dois Museus muito originais. Se um dia passarem por cá não deixem de visitar o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado.
Museu da Chapelaria
O Museu da Chapelaria, inaugurado em 2005, é único na Península Ibérica!
Este museu é um dos maiores símbolos de São João da Madeira. Eu já visitei este museu, e vi várias máquinas antigas, usadas pelos trabalhadores, para fabricar chapéus com as suas próprias mãos! Não imaginava como se faziam os chapéus. É super interessante! No museu também existe uma zona de exposições temporárias.
Se passarem por São João da Madeira não deixem de visitar este museu cheio de história!
Museu do Calçado
Em São João da Madeira também nasceu o museu do Calçado, em 2016.
Neste museu podemos ver e conhecer a história do calçado. Também já visitei este museu, e vi vários sapatos com designs muito diferentes e engraçados e uma coleção de sapatos que foram usados por famosos. O que mais gostei de ver no museu, foi o “Túnel do tempo”, onde fiquei a conhecer a evolução do calçado ao longo dos tempos.
Parque do Rio UL
O Parque do Rio UL é um espaço muito verde, que tem muitas árvores, um rio e percursos para fazer caminhadas e andar de bicicleta.
Gosto muito de ir ao Parque do Rio UL. Lá posso fazer caminhadas, piqueniques, ouvir os pássaros e ver os patos que nadam pelo rio. É muito bom para relaxar e descontrair!
No Parque do Rio UL, existe, também, a Casa da Eira, o Moinho e a Casa do Forno, onde decorre o “Ciclo do Pão”.
Cultura
Em São João da Madeira, em maio, são realizadas as festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, a festa de S. João da Ponte, a 23 e 24 de junho, e a de S. Sebastião, no último domingo de julho.
E no dia 11 de outubro é o feriado municipal.
Em São João da Madeira, ocorrem vários eventos culturais, e um dos mais marcantes, para mim, é o evento“Poesia à Mesa”. Durante uma semana a poesia “anda” nas ruas da cidade, nas escolas, restaurantes, etc.
Desde 2007 que a Câmara Municipal, em parceria com o meu agrupamento, AE Dr. Serafim Leite, organiza um Festival de Teatro único no país, onde atuam escolas, empresas, associações de teatro amador, associações de solidariedade social e companhias de teatro profissionais. Em 2019, participei no “XIII Festival de Teatro” através do grupo de teatro da minha escola, chamado: “Troupe”. A peça “A caixa”, foi apresentada na Casa da Criatividade e foi uma experiência muito boa e divertida!
Sanjoanenses Ilustres
Serafim Leite
Serafim Soares Leite, nasceu no dia 6 de abril de 1890 e faleceu no dia 27 de dezembro de 1969, e foi um padre jesuíta, poeta, escritor e historiador português que viveu muitos anos no Brasil. É o patrono da minha escola.
Sidónio Costa Pardal
Nasceu em São João da Madeira em 1947. É urbanista, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo. É autor de obras como o Parque da Cidade do Porto, o Parque da Paz na cidade de Almada, o Parque Urbano do Rio Ul em São João da Madeira, o Passeio Marítimo de Oeiras, entre outras.
Miguel Vieira
Miguel Vieira é um estilista português, que se afirmou como um dos principais criadores de moda de origem portuguesa, tanto em território nacional como no estrangeiro. Já participou em vários desfiles de moda, como em Londres, São Paulo, Istambul, Paris, Barcelona, Lisboa, Madrid, Milão, etc.
Nome dos habitantes: Sanjoanenses
Área: 7,94 km²
Nº Habitantes: 21 713
Nº de freguesias: 1
Fundação do município: 11 de outubro de 1926