Luís de Camões foi um dos maiores poetas de Portugal. Nasceu por volta de 1524, mas não sabemos exatamente onde. Morreu no dia 10 de junho de 1580, em Lisboa.
Desde pequeno, Camões gostava muito de ler e escrever. Dizem que estudou na cidade de Coimbra, onde aprendeu sobre Literatura, História, Astronomia…
Camões também era um aventureiro! Viajou para muitos países, como Marrocos, Índia, Moçambique, Goa e Macau. Foi soldado e lutou em batalhas. Em Ceuta, numa batalha perdeu o olho direito.
Diz-se que, num naufrágio, conseguiu salvar o seu livro mais importante, Os Lusíadas, mas perdeu uma amada sua, chamada Dinamene.
O seu livro Os Lusíadas conta as aventuras dos portugueses, como a de Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia. Com este livro, Camões mostrou o quanto Portugal era um país de grandes descobertas e heróis.
A sua poesia e Os Lusíadas tornaram-no num dos maiores escritores de sempre.
Nos últimos anos da sua vida, Camões ficou doente e viveu pobre. Morreu no dia 10 de junho de 1580, em Lisboa.
Todos os anos, no dia 10 de junho, celebramos o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, para homenagear este grande poeta, a língua portuguesa e a história do nosso país.