A NASA quer levar astronautas àquele planeta no final da década de 2030 mas, para isso, é preciso “simular” as condições que os astronautas terão de enfrentar durante a missão, já que esta será longa e cheia de desafios.
Alyssa Shannon, Ross Brockwell, Kelly Haston e Nathan Jones são os quatro participantes neste exercício que faz parte dos preparativos da NASA, a agência espacial norte-americana, para a primeira missão tripulada a Marte.
Os voluntários entraram no habitat isolado no dia 30 de junho e ali vão ficar durante 378 dias, mais de um ano! O habitat, que se chama Mars Dune Alpha, tem 158 metros quadrados (pouco maior do que uma casa normal com 3 quartos) e foi criado numa impressora 3D para simular o Planeta Vermelho.
Conta com uma cozinha, quartos, duas casas de banho, uma zona de convívio, outra de trabalho e para tratamentos médicos e uma «caixa de areia» vermelha (semelhante à superfície marciana), onde realizarão alguns exercícios, como simulação de passeios no exterior.
Terão de enfrentar algumas provas como, por exemplo, resolver problemas quando faltarem recursos ou houver falhas de equipamento e atrasos de comunicação. Vão também cultivar plantas e manter o habitat em boas condições. Tudo isto sem a ajuda de ninguém no exterior, tal qual como se estivessem sozinhos numa missão a sério.
O pequeno ‘helicóptero’ da NASA já voou em Marte!
Este foi um voo histórico já que foi a primeira vez que um aparelho construído pelo Homem voou na atmosfera de outro planeta
A caminho de Marte
A «estrada» para o Planeta Vermelho está a ficar com muito trânsito: só em julho, partiram três missões a este astro