Liam Garner é um adolescente norte-americano com gosto pela aventura… e por pedalar. Antes de se meter à estrada, a viagem mais longa que tinha feito em duas rodas tinha sido de Los Angeles a São Francisco, duas cidades dos EUA, separadas por pouco menos de 400 quilómetros.
Mas esta foi muito mais longa: 32 mil quilómetros! Liam demorou 17 meses a completar a viagem que teve como ponto de partida Prudhoe Bay, no Alasca, um estado norte-americano, bem a norte. A meta foi Ushuaia, na Argentina, na América do Sul.

O percurso feito por Liam chama-se Estrada Pan-americana, trata-se de uma rede de estradas que atravessa as Américas, passando por 15 países. Já várias pessoas a fizeram, mas Liamfoi a pessoa mais jovem a percorrê-la em duas rodas.

Partiu a 1 de agosto de 2021 e aa 10 de janeiro deste ano, 527 dias depois, chegou finalmente a Ushuaia. Passou por 14 países, entre eles México, Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

Quando partiu, levou consigo apenas uma tenda, um saco de dormir, comida e água para um dia, baterias, um estojo de primeiros-socorros e peças sobressalentes para a bicicleta. E muita energia, claro!
A ideia de se aventurar pela Rodovia Panamericana surgiu um pouco antes de terminar o ensino secundário. Enquanto os colegas se preparavam para ir estudar para a Universidade, Liam organizava a sua viagem.
Durante oito meses, teve a companhia de um outro ciclista, mas separaram-se na Colômbia. A partir daí, viajou sozinho, mas nem sempre foi fácil. Liam caiu, teve de ir para o hospital, foi roubado e muitos outros contratempos foram acontecendo. Contudo, garante que esta foi a melhor experiência que já viveu.
Agora, meteu uma mochila às costas e está de regresso a casa com a namorada. Quando chegar, quer escrever um livro a contar a sua aventura. Numa entrevista à CNN, um canal de televisão americano, disse que gostava de inspirar outros jovens a fazer uma viagem como a sua.