Ao contrário de nós, que usamos o calendário gregoriano, baseado no tempo que a Terra demora a dar uma volta inteira ao Sol (365 dias), os chineses medem o tempo cruzando o Sol e a Lua.
É por esta razão que tu festejaste a passagem de ano de 31 de dezembro para 1 de janeiro mas, para os chineses, a festa só agora vai começar. Segundo o calendário chinês, o Ano Novo começa no domingo, dia 22. Será o ano 4721, o ano do Coelho (o calendário chinês tem 12 animais).
De todos os calendários, o Chinês é o mais antigo e começou durante o governo do imperador Huang Di, entre 2697 a.C. e 2597 a.C. Conta o tempo em anos, e, em cada ano, há também um novo signo: boi, cão, carneiro, cavalo, coelho, dragão, galo, macaco, porco, rato, serpente e tigre.
Os chineses acreditam que o Coelho traz paz e nós esperamos que assim seja!
Há festa no Museu
Se vives na região de Lisboa, podes juntar-te à festa no Museu do Oriente. No domingo, 22, a entrada é gratuita e será feita uma visita guiada temática para dar a conhecer as tradições e usos ligados à chegada do novo ano lunar. Neste dia, podes ainda participar nas oficinas de escrita criativa e ‘Dragões que Dançam’.
No domingo seguinte, 5 de fevereiro, para encerrar os festejos, o Museu oferece uma oficina aberta de tai chi chuan e uma outra de lanternas chinesas, para fazeres em família.
Museu do Oriente. Até 5 de fevereiro. Mais informações no site do museu.