Com o dia 25 a aproximar-se, estas são as 21 perguntas e respostas vão desvendar tudo, mas mesmo tudo, sobre o Pai Natal
1. Porque é que o Pai Natal só oferece brinquedos?
Toda a gente adora receber presentes! TODA! No entanto, para incentivar os mais jovens a portarem-se bem todo o ano, o Pai Natal oferece brinquedos aos miúdos mais incríveis do mundo, como tu, que nos estás a ler. E vejamos, é muito mais fixe receber brinquedos do que um par de meias, não é?
2. Como é que o Pai Natal consegue fazer tantos brinquedos?
Que fique desde já esclarecido que não é o Pai Natal que faz tooodos os brinquedos. Ele dedica-se apenas a construir alguns jogos e puzzles. Por detrás dele há toda uma equipa de duendes que trabalha em fábricas de brinquedos espalhadas por todo o mundo. Quando chega dezembro, há uma grande reunião no Polo Norte, são feitas muitas listas e os brinquedos são todos armazenados nas grandes oficinas do Pai Natal.
3. Como é que o Pai Natal consegue transportar tantos brinquedos num trenó?
Na verdade, não consegue! Espantado? Claro que não consegue! Para a sua volta ao mundo, o Pai Natal tem diversos trenós preparados em lugares estratégicos, bem escondidos, prontos e carregados para que ele os possa usar assim que termina a distribuição em cada fuso horário.
4. Como é que o trenó do Pai Natal voa?
O trenó do Pai Natal não voa. Quem voa são as renas. O trenó limita-se a ser puxado e a planar pelo céu pelo mundo fora.
5. Porque é que as renas voam se são mamíferos e não têm asas?
Há muitos anos, mas mesmo muitos anos, o Pai Natal – que se interessa muito por Zoologia – descobriu que pelo mundo existem algumas espécies de mamíferos capazes de voar. Tanto investigou que descobriu uma espécie de renas que viviam lá para os lados do Polo Norte e eram capazes de planar pelos ares. «Mas planar não é voar», dizes tu. E tens razão! Não é bem voar, mas é um princípio. O resto é feito com uma boa dose de magia para que as renas se aguentem toda a noite a viajar por grande parte dos países do mundo.
6. O que acontece se por acaso está a chover?
O trenó do Pai Natal foi desenhado para resistir a ao mau tempo, inclusive a trovoadas e tempestades. Todos os anos os trenós são testados na neve, no vento forte, na chuva e no granizo. Além disso, o trenó tem uma cobertura para proteger os presentes. As renas, essas, adoram chuva. Passam o ano na neve do Polo Norte: um bocadinho de chuva é uma animação!
7. O Pai Natal do centro comercial é o Pai Natal verdadeiro?
Não, claro que não! Esses pais natais são pessoas contratadas para vestirem uma roupa igual à do Pai Natal verdadeiro. Não têm nada a ver com ele.
8. Como é que eu consigo apanhar o Pai Natal?
Mas por que razão haverias tu de querer apanhar o senhor?! É melhor deixá-lo fazer o seu divertido trabalho para o bem de todos quantos gostam de prendas!
9. Como é que um senhor daquela idade consegue descer pela chaminé?
É tudo uma questão de treino. Se queres saber bem a tabuada, treinas. Se queres ser um bom jogador de vólei, treinas. Se queres aprender a apertar atacadores, treinas. O Pai Natal decidiu que a melhor forma de entrar na casa de muitas pessoas do mundo, sem estar a provocar grande alarido, seria pela chaminé. A partir daí começou a treinar. Já leva tantos anos de treino que já faz isso num instante. Mas claro que ele nem sempre cabe nas chaminés…
10. Como é que o Pai Natal vai entrar na minha casa se não tenho chaminé e a porta da rua está trancada?
Quando não há chaminé, há uma varanda, quando não há uma varanda, há uma janela. Não há porta trancada que o pare. E, se tudo falhar, ele entrega os presentes diretamente aos teus familiares mais crescidos. Já está tudo tratado, não te preocupes.
11. Onde é que o Pai Natal vive?
O Pai Natal vive perto de uma montanha chamada Korvatunturi, na Finlândia, ao norte do Círculo Polar Ártico. Se te estiveres a deslocar para norte, a partir da capital finlandesa de Helsínquia, este local fica depois das cidades Rovaniemi e Oulu. Até temos uma morada para ti: Pai Natal, 96930 Napapiiri, Finlândia.
12. Posso enviar a minha carta ao Pai Natal por correio eletrónico?
Claro que sim. Nas oficinas do Pai Natal já está tudo informatizado há décadas. O endereço é: santa.claus@santaclausoffice.fi.
13. Há alguém a ajudar o Pai Natal?
O Pai Natal nunca poderia fazer um trabalho destes se não tivesse o apoio de muita gente. Há muitos anos, quando começou, ele tratava de tudo sozinho e a Mãe Natal dava uma ajudinha. Hoje em dia há todo um esquema mundial secreto que garante que na noite da Consoada todos os meninos e meninas que se portaram bem recebem um presente. No Polo Norte, o Pai Natal tem o apoio incondicional de várias famílias de duendes locais e, é claro, da Mãe Natal. Pelo mundo, o Pai Natal conta com os pais, tios, avós e professores, que são os principais recetores das mensagens dele e que tratam de divulgar a importância do Natal a todas as pessoas da tua idade.
14. Quem é que embrulha os presentes?
Os presentes são embrulhados, um por um, por uma equipa de duendes especializada em folhas coloridas, tesouras, fitas brilhantes, fita-cola e cortes de papel. Esta equipa está treinada para embrulhar TUDO!
15. Como é que o Pai Natal consegue dar a volta ao mundo numa noite?
Na verdade ele não dá a volta ao mundo numa noite. Esta é uma viagem que dura mais ou menos 24 horas. E, apesar de ser uma viagem bem grande, o Pai Natal não se desloca a todos os países do mundo – vai apenas àqueles onde se comemora o Natal. Muitos países asiáticos e uns quantos países africanos não recebem a visita do Pai Natal porque neles, principalmente por razões religiosas, não se festeja o Natal.
16. Onde é que o Pai Natal começa a sua distribuição de presentes?
Na Nova Zelândia. Ele vai viajando à medida que a meia-noite vai chegando aos restantes países do mundo, vindo de este para oeste.
17. Porque é que os presentes são entregues de noite?
De dia há muitos voos comerciais a ocupar o espaço aéreo, isso tornaria as deslocações do Pai Natal muito mais complicadas. Além de que os presentes só se oferecem à noite. Onde é que já se viu entregar presentes de manhã ou à hora do lanche?!
18. Como é que o Pai Natal aguenta um dia inteiro a distribuir presentes?
Apesar da idade, o Pai Natal é um senhor muito ativo que pratica exercício físico para que no grande dia nada falhe. Na véspera da véspera do Natal, a Mãe Natal prepara uma valente refeição para o marido e ficam em família a comer e a rir até à hora de dormir. É uma noite bem dormida, porque no dia 24 tudo tem de estar a postos! Claro que com ele, na Consoada, leva um grande farnel no trenó para ir petiscando à medida que a noite vai passando.
19. Com é que o Pai Natal sabe onde eu vivo?
Se lhe escreveste uma carta é óbvio, porque sempre que preenches um envelope tens de escrever a tua morada. De qualquer forma, o Pai Natal tem um enorme registo de todas as crianças do mundo, numa lista interminável, com as tuas informações atualizadas.
20. Quem é que conta ao Pai Natal como é que eu me andei a portar?
Tu sabes como te andas a portar? Ele também. Não te preocupes que ninguém anda a fazer queixinhas sobre o teu comportamento no recreio, durante as aulas de Matemática ou no banco de trás do carro. Se o teu comportamento é bom ou até assim-assim, o Pai Natal sabe. Como? Muita magia e um bocadinho de perspicácia ajudam!
21. Eu não me porto SEMPRE bem, também posso receber um presente?
Claro que sim. O portar bem ou mal nem sempre querem dizer alguma coisa. O importante é a forma como te relacionas com os outros e a maneira como os tratas. Se és capaz de reconhecer os teus erros e corrigir alguma tolice, o teu presente está garantido.
Este texto foi originalmente publicado na VISÃO Júnior n.º 163
Porque é que damos prendas no Natal?
Esta tradição nem sempre existiu. Nós contamos-te como tudo começou