Poupar é, entre outras coisas, uma forma de conseguirmos coisas que queremos. Como não dispomos de todo o dinheiro do mundo, temos de aprender aquele que temos da melhor forma. Um exemplo: a tua mesada não chega para comprar uma consola. Quer dizer, não chega se não fores juntando dinheiro!
Também podes ir juntando dinheiro para abrir uma conta poupança no banco, e usar esse dinheiro quando formos mais velhos – para pagar a universidade, para tirar a carta, etc.
Uma coisa é certa: se não poupares, será difícil conseguires aquilo que queres. E nós queremos ajudar-te na tarefa! Para isso, encontras em baixo dois documentos que podes descarregar para o computador ou imprimir, e depois preencheres.
‘O meu plano financeiro’
Como deves ter visto, o mealheiro que te propomos que uses tem dois compartimentos. Quando recebes a semanada ou a mesada, colocas num dos compartimentos o dinheiro que é para poupar e do outro o dinheiro que pensas ir gastando. Assim será mais fácil ir guardando dinheiro, porque aquele que é para poupar ‘desaparece’ logo! Se calhar, nos anos ou em dias de festa pessoas da tua família podem dar-te dinheiro, e poderás seguir a mesma estratégia. Se usares este quadro (que podes descarregar para o teu computador e imprimir) terás sempre as contas certas!
A lista dos desejos
A ideia é ajudar-te a organizar as ideias e a fazer contas para alcançar aquilo que queres. Terás uma noção precisa de quando conseguirás cumprir os teus objetivos!