Às vezes, estamos a gastar luz e nem sabemos que o estamos a fazer. É verdade: há muitos eletrodomésticos em tua casa que são «devoradores» de eletricidade. E também acontece aí em casa pensarem que já desligaram tudo, mas alguns aparelhos continuarem a consumir luz.
Há maneiras muito fáceis de poupar eletricidade. E, depois, há uns «truques» que podes até ensinar aos teus pais. Bora lá poupar!
1. Desliga a luz sempre que sais de uma divisão da casa.
2. Não deixes o telemóvel, a máquina fotográfica ou o MP3 a carregar a noite toda.
3. Desliga a televisão, a aparelhagem ou outros aparelhos no botão e não no comando! Em standby (com a luz vermelha acesa) continuam a gastar energia.
4. O frigorífico é um dos electrodomésticos que gasta mais energia. Tira tudo o que precisas de uma só vez para não andares sempre a abri-lo.
9. Quando fizeres pesquisas na internet. para trabalhos da escola, imprime só os documentos que precisas ter em formato papel. Os outros transporta-os numa pen ou num CD regravável.
10. Desliga totalmente os eletrodomésticos, em vez de os deixares com a luz de stand-by (ou de presença) acesa.
11. Se o congelador do frigorífico não estiver cheio, diz aos teus pais para o encherem com garrafas de 1,5 litros cheias de água. Parece esquisito, mas se o congelador estiver sempre cheio, evita que o calor entre e ocupe os espaços vazios quando se abre a porta.
12. Sugere aos teus pais comprarem temporizadores. São pequenos aparelhos, automáticos e não muito caros, que se ligam às tomadas e permitem definir as horas a que estas ficam ligadas. Por exemplo, podem programar o temporizador da tomada da TV e da box para que se desligue entre a 1 e as 8 da manhã. Fixe, não achas?
13. Sequem a roupa no estendal sempre que não estiver a chover. O vento é o melhor amigo da roupa e não pagamos nada por ele. A máquina de secar só deve ser usada em último caso. Assim poupa-se na eletricidade e na roupa, que não se estraga tanto.
14. Troca o saco de água quente pelo teu animal de estimação! Sim, nós sabemos, nem toda a gente tem a sorte de ter um cão ou um gato quentinho que se aninhe aos seus pés ou no colo. Mas se tu fores um desses sortudos, podes poupar eletricidade e ainda recebes miminhos!
Poupar, um projeto em família
No Dia Mundial da Poupança, propomos-lhe um desafio: tornar a poupança num projeto de família, construído a várias mãos
7 maneiras de poupar água
Gastar menos água é imperativo. Por dois motivos: por um lado, é um bem escasso; por outro, a conta ao final do mês pesa muito no orçamento