Faz agora 200 anos que o Brasil se separou de Portugal, do qual fora uma colónia durante 322 anos. A independência do novo estado foi pacífica e, curiosamente, quem a proclamou foi o filho do rei português D. João VI, o futuro D. Pedro IV de Portugal, que se tornaria também imperador do Brasil com o título D. Pedro I.
A corte portuguesa estava no Brasil desde 1808, para onde embarcara para escapar à invasão napoleónica. Passados 14 anos, os políticos portugueses exigiam o regresso de D. Pedro a Lisboa, mas este decidiu ficar no Brasil, e no dia 7 de setembro, ao ser-lhe entregue uma carta do reino junto do rio Ipiranga, gritou «Independência ou morte!» – expressão que ficou conhecida como «grito do Ipiranga».

As comemorações desta data acontecem no Brasil e também em Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos convidados do Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, com quem se encontrou ontem e a quem, disse, contou a história de D. Pedro.
E sabias que, de certa forma, D. Pedro está presente nestas comemorações? O seu coração foi guardado até hoje e, pela primeira vez, saiu de Portugal e «viajou» numa urna de prata dourada até ao Brasil, onde ficará em exposição até ao dia 8.

Os brasileiros vão escolher um Presidente
No dia 2 de outubro, os brasileiros vão votar para escolher o Presidente da República. Neste momento, o Presidente é Jair Bolsonaro, que está a concorrer novamente ao cargo. Um dos seus adversários é Lula da Silva – que também já foi Presidente daquele país entre 2003 e 2011 – mas, ao todo, são 10 os candidatos à Presidência.
5 curiosidades sobre o Brasil
Mais de metade da maior floresta do mundo, a Amazónia, fica no Brasil
O Brasil é 92 vezes maior do que Portugal. Tem uma superfície de 8 516 000 km²
República Federativa do Brasil é o nome oficial deste país da América do Sul. Mas até 1968 chamou-se Estados Unidos do Brasil.
O Brasil possui a maior biodiversidade de animais do mundo: mais de 120 mil espécies de invertebrados, e cerca de 8930 espécies de vertebrados. (Fonte: ICMBio)
Neste país vivem 53,7 milhões de crianças e adolescentes. Para teres uma ideia, Portugal tem 10,31 milhões de habitantes.