Nenhum outro animal bate a baleia-azul. Ela é o maior animal do planeta. Vê bem: chega a pesar 150 toneladas, o que equivale a 25 elefantes, e mede mais de 30 metros (para teres uma ideia, um autocarro mede entre 12 e 15 metros). Tudo nela é grande: só a língua pesa cerca de três mil quilos, e o coração, 700! Este impressionante animal habita todos os oceanos, apesar de preferir as águas mais frias do Ártico. É também o mais barulhento de todos: os sons que emite podem ser ouvidos a 800 quilómetros de distância!

O mais pequeno
A medalha do mais pequeno mamífero vai para o morcego-focinho-de-porco (ou da Tailândia). É tão pequeno que, com as asas abertas, mede cerca de três centímetros, como um polegar humano, e pesa apenas dois gramas – os pacotinhos de açúcar têm seis!
A maior dentuça
Os tubarões são campeões! Estão sempre a perder dentes que rapidamente são substituídos. Chegam a ter mais de três mil, triangulares e serrilhados, distribuídos por três fileiras. Estima-se que, ao longo da vida, percam cerca de 30 mil. Já encontraste algum na praia?

O mais forte
Quem diria que este pequeno inseto é um verdadeiro Hércules? Por incrível que pareça, o besouro-rinoceronte é o inseto mais forte que se conhece. Apesar de medir apenas cerca de cinco centímetros, é capaz de suportar o equivalente a 850 vezes o seu próprio peso. Ou seja, se fosse um homem, conseguiria carregar dois autocarros às costas.

O mais velho
Se perguntassem a idade a uma tartaruga-gigante, ela provavelmente nem se lembraria, de tão longa que é a sua vida. Estes animais terrestres podem viver mais de 250 anos. Atualmente, o animal terrestre vivo mais velho que se conhece é Jonathan, uma tartaruga que se julga ter 189 anos e vive na ilha de Santa Helena.

Lobo, o rei das maratonas
Corridas é com ele. Vê só: consegue correr durante 200 quilómetros – como de Lisboa a Coimbra – a uma velocidade de 8 km/h. Ok, não é muito rápido, mas é um maratonista nato. Quando um lobo vai no encalço de uma presa, não desiste e persegue-a durante longas distâncias. Muitas são apanhadas porque não conseguem correr mais e caem de cansaço.

O mais resistente do planeta
O tardígrado mal se vê, mas é um super-herói. Esta criatura invertebrada e microscópica – mede entre 0,3 e 1,2 milímetros – parece inventada, mas é real. Tem quatro pares de patas, garras e um focinho que parece um aspirador! Os seus superpoderes? É capaz de suportar temperaturas inferiores a 270 ºC e superiores a 150 ºC, sobrevive ao gelo e ao fogo e resiste mesmo sem oxigénio.

Xi, tens cá uns olhos!
Os maiores olhos do reino animal pertencem à lula-gigante. Podem ter entre 30 e 40 centímetros de diâmetro (maior do que o prato em que comes!) e são mais ou menos do tamanho de uma bola de basquetebol.

A vieira, por sua vez, não tem olhos grandes, mas tem muitos: mais de 100! Na verdade, é o animal com mais olhos. Estão situados na borda da concha e são pequenos pontos azuis brilhantes, capazes de perceber se há inimigos por perto.
A mais alta
Com o seu elegante pescoço, a girafa não tem rivais: é, de longe, o animal mais alto do planeta. Tem, em média, cinco metros de altura, mas o recorde pertence a um macho, com seis, a mesma altura de um prédio de dois andares. Agora vê: como as girafas não se conseguem deitar para dar à luz, quando nascem, as crias dão logo um trambolhão de dois metros!

O mais rápido…
O falcão-peregrino é um às dos ares. Num voo normal, como quem vai a passear, é capaz de voar a 110 km/h, mais ou menos a velocidade a que o teu pai anda na autoestrada. Mas se lá dos ares avista uma presa, lança-se num voo picado – quase na vertical e com as asas fechadas –, chegando a ultrapassar os 300 km/h. Ou seja, bem mais rápido do que um helicóptero!

… E o mais lento
Quando demoras a vestir-te para ires para a escola, a tua mãe não te diz que pareces uma lesma? Isso não é bom sinal: a lesma é o animal mais lento do mundo. Para andar dois metros, demora uma hora. E sabemos sempre por onde andou, pois deixa um rasto viscoso pelo caminho.
Saltos é com eles
O recorde do salto em comprimento pertence ao canguru. Para se deslocar, este marsupial, não anda, salta. Apoia-se na cauda e usa as longas pernas traseiras como alavancas, conseguindo dar saltos de 13 metros de comprimento. Uma verdadeira proeza, se pensarmos que o mais longo salto em comprimento de um humano foi de 8,95 metros.

As patas traseiras dos cangurus são muito grandes. Se usasse sapatos, calçaria o 46!
O maior mamífero terrestre
O elefante-africano é o maior animal terrestre. Um adulto pesa, em média, 7 500 quilos, mas já foi encontrado um elefante macho que pesava dez mil! Não admira que estes mamíferos sejam tão pesados: chegam a comer entre 150 e 300 quilos de ervas e plantas por dia e a beber mais de 100 litros de água.

A medalha do mais pequeno mamífero vai para o morcego-focinho-de-porco (ou da Tailândia). É tão pequeno que, com as asas abertas, mede cerca de três centímetros, como um polegar humano, e pesa apenas dois gramas – os pacotinhos de açúcar têm seis!
Mamãs recordistas
O animal que fica mais tempo na barriga da mãe, antes de nascer, é a salamandra-alpina. Tem este nome porque vive nos Alpes Suíços. Dependendo da altitude onde habita, a mamã salamandra pode ficar grávida de dois a quatro anos, dando à luz uma ou duas crias totalmente desenvolvidas.

Já as mamãs opossum-da-virgínia – uma espécie de marsupial que habita na América do Norte – têm a mais curta de todas as gravidezes: 13 dias! Os filhotes nascem pouco desenvolvidos e ficam recolhidos na bolsa da mãe, agarrados a uma mama durante dois meses e meio.(Didelphis virginiana )
Tantos filhos
Se achas que a tua gata ou cadela é uma campeã porque teve quatro ou cinco filhos, presta atenção: a fêmea do peixe-lua põe mais de 300 MILHÕES de ovos de cada vez! Será que se lembra do nome de todos os filhos?
Este artigo foi originalmente publicado na edição n.º 207 da VISÃO Júnior