Ao todo, foram recebidas 28 962 propostas de livros candidatos às eleições de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’. É um número impressionante. ‘Miúdos a Votos’, que se realiza este ano pela sexta vez, nunca teve tanta gente a participar! Estão inscritas mais de 800 escolas.
Alguém que quer ser presidente da República tem de conseguir reunir pelo menos 7 500 pessoas que o apoiem para se tornar candidato. Um partido político também precisa de pelo menos o mesmo número de apoiantes para ser formado. Nos ‘Miúdos a Votos’, acontece o mesmo: para participar nas eleições, tem de conseguir um número mínimo de apoiantes.
O período de apresentação de candidaturas para ‘Miúdos a Votos’ terminou a 30 de novembro. A partir daí, uma equipa da Pordata começou a trabalhar os resultados para identificar os livros mais vezes apresentados. Os alunos eram completamente livres de apresentarem o livro que quisessem! Foi um trabalho demorado e difícil, porque havia 28 962 propostas!
Os livros nomeados para o 1º ciclo
No boletim de voto do 1º ciclo, vão estar os livros com mais de 50 nomeações, e que são os seguintes:
No total, no 1º ciclo houve 9 801 candidaturas. A Pordata e a restante equipa de ‘Miúdos a Votos’ analisaram as propostas e tiraram aqueles que não podiam ser contados, porque não se percebia a que livro se referiam (pelo livro não existir, por exemplo). São os chamados ‘votos nulos’, numas eleições. Foram propostos cerca de 2 500 livros diferentes, de mais de 400 autores. Pode consultar aqui a lista completa dos votos válidos no 1º ciclo.
Os nomes que vão estar no boletim de voto do 2º ciclo
Vão às eleições os livros com mais de 60 nomeações, e que são os seguintes:
Foram 9 503 os alunos do 2º ciclo que propuseram o seu livro favorito como candidato às eleições. Apresentaram mais de 2 mil livros diferentes, de quase mil autores. A lista completa dos votos considerados no 2º ciclo é consultável aqui.
Os candidatos escolhidos no 3º ciclo
Foram precisas mais de 50 nomeações para os livros do 3º ciclo irem às eleições nacionais de 23 de março. Eis a lista final dos candidatos:
Nesta primeira fase de ‘Miúdos a Votos’, participaram 7 412 alunos do 3º ciclo. Apresentaram cerca de 1750 livros, de quase mil autores. Pode consultar aqui a lista completa dos títulos indicados pelos estudantes do 7º, 8º e 9º anos.
A votos no Secundário
A participação de alunos do Secundário foi muito menos expressiva do que a dos alunos dos outros ciclos, pelo que bastaram mais de 15 nomeações para ir a eleições. Eis os livros que vão constar do boletim de voto:
Foram 2246 os alunos do Secundário que participaram, apresentando perto de 800 livros, de quase 420 autores, como candidatos a estas eleições. Eis a lista completa das candidaturas.
Escolas podem continuar a inscrever-se
A participação nesta iniciativa organizada pela VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, que se realiza este ano pela sexta vez, é feita através das escolas. Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, pode ainda inscrever-se, permitindo aos seus alunos experimentarem e conhecerem por dentro um processo eleitoral, bem como trocarem ideias com colegas e amigos sobre os livros de que mais gostam. Até agora estão já inscritas mais de 800 escolas de todo o país. A inscrição é muito simples e faz-se preenchendo este formulário.
Inscrevendo a escola, receberá os materiais desenvolvidos para esta iniciativa.