Qualquer escola portuguesa, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, pode permitir aos seus alunos perceberem por dentro, pondo as ‘mãos na massa’, um processo eleitoral. O desafio é ainda mais interessante quando este ano vamos ter eleições legislativas em Portugal!
Aumentar os níveis de participação e aumentar os níveis de leitura são os dois grandes objetivos de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes dos alunos portugueses?’, que se desenrola seguindo os passos e as regras de uma eleição política. Os alunos fazem campanha eleitoral pelos seus livros preferidos, produzindo cartazes, panfletos, autocolantes, organizando manifestações e comícios, participando em debates com os defensores de outros livros, tal como fazem os políticos. Há até tempos de antena de rádio, feitos pelos alunos, que são transmitidos na Rádio Miúdos! Depois cabe-lhes a eles organizarem as eleições e contarem os votos.
Na primeira fase desta iniciativa organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, que se realiza este ano pela sexta vez, os alunos propuseram os seus livros favoritos como candidatos a estas eleições. Participaram mais de 28 mil alunos. Os títulos que mais vezes foram propostos são aqueles que vão às eleições, que se realizam a 23 de março.
Agora que já estão escolhidos, através da participação dos próprios alunos, os livros que vão às eleições (encontra aqui as listas para cada ciclo), as escolas podem continuar a inscrever-se. Até agora estão já inscritas mais de 800 escolas de todo o país. Inscrevendo a escola, receberá os materiais desenvolvidos para esta iniciativa, que ajudam a explicar aos alunos o processo eleitoral de uma forma apelativa. A inscrição é muito simples e faz-se preenchendo este formulário.
Para saber mais:
Estão escolhidos os livros que vão às eleições de ‘Miúdos a Votos!’
Como ‘Miúdos a Votos’ ajuda ao desenvolvimento de competências e está integrado nos currículos