Se um dia fores passear pelo Bairro Alto, em Lisboa, é possível que te cruzes com Bacon, um porco que de sujo tem muito pouco. Ainda não fez dois anos, mas já é muito popular entre os vizinhos e os turistas que passeiam por aquela zona da capital. «Talvez seja o porco mais famoso de Portugal», diz o dono, Kako Neves, a rir-se. «Por dia, os turistas devem tirar-lhe umas 100 fotografias!».
E, de facto, o Bacon é muito engraçado. Faz três passeios diários pelo bairro junto com o dono, para fazer as suas necessidades e o seu exercício físico. Ao contrário do que se costuma pensar, os porcos são muito asseados, sabias? E os seus cocós são parecidos com os dos cães, mas não cheiram tão mal! Felizmente! «Quando o trouxe para minha casa, Bacon aprendeu em cinco dias a ir à caixa de areia. Dois meses depois, já só fazia as necessidades na rua.» Desta não estavas à espera, certo?
Bem treinado por Kako, Bacon não precisa de trela quando anda na rua. Não morde nem foge e adora cumprimentar os vizinhos, que, ao vê-lo, o chamam e lhe fazem festinhas. Guloso, não se esquece de cumprimentar o dono do restaurante perto de sua casa, que lhe costuma dar umas bolotas. Quando saem de casa, Kako passa pela mercearia para comprar-lhe avelãs ou amêndoas. «Ele adora e uso-as para lhe chamar a atenção, quando começa a ficar muito distraído.» Bacon pesa 45 quilos, um pouco mais do que devia, por isso, o veterinário «obriga-o» a fazer dieta. Para este simpático porco, isso não é fácil, pois comida é com ele. «Adora melancia e maçãs!»
Os porcos são animais asseados, como já aqui te dissemos, e Bacon não é exceção. Agora, no tempo frio, toma banho uma vez por mês. No verão, como gosta de ir à praia no fim de semana, para brincar nas poças de água, tem de ser todos os domingos. A parte preferida? «Quando lhe passo o creme hidratante pelo corpo», diz-nos Kako. Nós somos testemunhas: na altura em que o fomos conhecer, vimos como ele fica quietinho, enquanto o dono lhe massajava o corpo gorducho e peludo. À noite, os dois dormem no mesmo quarto, e tu nem imaginas como é a sua cama no chão. «Ele gosta de tapar-se quando tem frio, por isso roubou-me o edredão, que agora é a cama dele.»
Truques também são com ele. Apesar de não ser especialmente brincalhão, Bacon gosta de aprender truques, e Kako ensinou-lhe alguns, o que deixa pasmado quem os vê na rua e percebe a amizade que existe entre os dois. «As pessoas só veem os porcos como um alimento, e não como um animal de estimação, mas eles são bons companheiros. Quando ouve a minha voz ao chegar a casa, por exemplo, abana a cauda, feliz», conta-nos Kako, fazendo uma festinha no amigo de quatro patas.
Uma dieta muito saudável
Pequeno-almoço: 2 cenouras
Almoço: 1 cenoura 1 curgete
Lanche: 1 abóbora-menina
Jantar: 1 saco de espinafres
5 curiosidades
. Os porcos são inteligentes e têm uma excelente memória. Conseguem fazer puzzles e aprender truques. Há estudos que defendem que são ainda mais espertos do que os golfinhos, os chimpanzés e os cães.
. Têm um bom coração: há relatos de porcos que salvaram outros animais, e até humanos, de incêndios e de afogamentos.
. São sociáveis. Gostam de conviver com outros animais e até de brincar e de dormir juntinhos.
. Como não transpiram, quando têm calor gostam de chafurdar na lama para baixarem a sua temperatura corporal.
. Produzem mais de 20 sons (roncos) diferentes, usados para comunicar com outros porcos.
5 porcos muito famosos
Este artigo foi originalmente publicado na edição nº 175 da VISÃO Júnior