Até agora, quando terminavam o Ensino Básico e Secundário, os alunos recebiam um diploma com as disciplinas que frequentaram e as notas que tiveram, ao longo dos anos. Ora, daqui em diante, os diplomas e certificados escolares vão ser diferentes: além das notas, ficam também registadas as atividades extracurriculares, ou seja aquelas em que participas fora da sala de aula ou que não têm que ver diretamente com as disciplinas. como a participação em ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’.
Perguntámos ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, como é que isto funciona.
VISÃO Júnior: Que atividades são registadas neste novo diploma?
Tiago Brandão Rodrigues: Podem ser várias. A participação nos «Miúdos a Votos», por exemplo, nas Olimpíadas de Matemática, no projeto Erasmus ou no desporto escolar. Se o aluno pertenceu à associação de estudantes ou se fez parte do grupo de teatro da escola, isso também será registado.
Porque é que isso é importante?
Muitos jovens lamentavam-se de que perdiam tempo em atividades e de que ninguém lhes reconhecia valor. Este diploma vem mudar isso. É importante reconhecer outras competências aos alunos, além das notas. O diploma vai mostrar que, além de estudante, o jovem é um cidadão esclarecido e ativo.
Se eu fizer voluntariado numa instituição que não tem ligação à escola ou se for escuteiro, isso vai constar no diploma?
Nesse caso, como são atividades realizadas fora do contexto escolar, podem ser registadas no Passe Jovem. O mesmo acontece se pertencer a uma juventude partidária ou a um grupo de jovens, por exemplo. Todos os que tiverem entre 12 e 18 anos podem inscrever-se no Passe Jovem (programas.juventude.gov.pt/passe-jovem), que é uma espécie de bilhete de identidade da sua atividade enquanto cidadão.
Toma nota
– O diploma escolar é digital e é a tua escola que to vai disponibilizar
– Ser delegado de turma, fazer parte da associação de estudantes ou participar em projetos de mentoria na tua escola também conta
– Os projetos desenvolvidos na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento também poderão fazer parte do diploma
– As atividades a registar são decididas em conselho de turma, que escolherá aquelas que lhe parecem mais importantes
Artigo publicado na VISÃO Júnior de outubro de 2021. Entrevista de Paula Barroso