Porque é que precisamos de saber o que se passa à nossa volta? Porque só podemos decidir bem (seja sobre o que for) se estivermos bem informados. Estar informado é ser livre para pensar pela sua própria cabeça.
Para estar bem informado, é fundamental, no mundo digital em que vivemos, saber distinguir o que é boa informação: a informação que é verdadeira; e a informação que separa os factos da opinião.
Um estudo da OCDE publicado esta semana revela que metade dos jovens portugueses com 15 anos não sabe distinguir factos de opinião, o que os torna especialmente vulneráveis às notícias falsas e à desinformação. Apesar de “as pessoas terem mais tecnologias ao seu dispor, a maioria dos jovens não sabe navegar na internet”, alertou Andreas Schleider. diretor da OCDE para a Educação.
A VISÃO Júnior de maio, como revista de grande informação que é, dedica um dossier à questão da desinformação, dividido em três pontos: como é que o seu filho se pode tornar um detetive de fake news (e ensinar os pais e o avôs a fazê-lo, também); o que cada um de nós (incluindo osmais jovens) pode fazer para combater a desinformação; e aprender a descobrir como é que as imagens mentem.
A VISÃO Júnior de maio integra-se assim nos «7 Dias com os Medias», uma iniciativa que pretende ajudar os mais novos a perceber o que se passa no mundo da informação. Além dos artigos publicados na edição em papel, estão disponíveis no nosso sítio na internet os seguintes assuntos:
O que é uma notícia? (vídeo para alunos do 1º ciclo)
O que é uma notícia e como se escreve? (vídeo e material para alunos do 2º ciclo)
No mundo das notícias: vídeo/webinar para alunos do 2º e 3º ciclos
No mundo da informação: vídeo/webinar para alunos do Secundário