A maior ponte suspensa do mundo está aberta ao público desde esta segunda-feira, 3 de maio. Fica em Arouca, no distrito de Aveiro, terra que era conhecida pelos passadiços, estruturas de madeira que permitem caminhar junto ao Rio Paiva. A ponte tem 516 metros de comprimento, mais de meio quilómetro! Quando o visitante vê a água do Rio Paiva correr por baixo dos seus pés, está a 175 metros de altura, o ponto mais alto da travessia.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, conta aexperiência de atravessar a ponte e um episódio que viveu a construção da Ponte 516 Arouca, que começou em 2018:
Decidimos experimentar atravessar a ponte e confessamos que a primeira passagem não foi agradável. Rodar a cabeça para apreciar a paisagem era muito difícil, baixar a cabeça para ver o fundo era impensável. Olhamos em frente e, ao passo mais acelerado possível, alcançamos a outra margem. Mas ficou o descanso: a ponte parece segura e mal a sentimos mexer-se. Na segunda vez que passámos a ponte, a experiência foi bem diferente e é essa que mostramos, na primeira pessoa, no vídeo a seguir.
Uma pessoa pode atravessar a ponte integrada numa das sete visitas guiadas que se realizam todos os dias. Os guias vão explicando como a ponte foi construída e o que estamos a ver, ao mesmo tempo que garantem que a travessia é feita em segurança. As crianças com menos de 6 anos não estão autorizadas a atravessar a ponte.