Pegar na escova, colocar pasta dentífrica e escovar os dentes (sem esquecer a língua!). Apostamos que repetes estes gestos todos os dias, mas será que já pensaste na origem deste hábito?
A escova de dentes mais antiga é do ano de 3000 a.C.! Não era uma escova igual às que usamos hoje, mas um pequeno pau de madeira com a ponta desfiada, como se fossem as cerdas (pelos) de uma escova. Este achado mostra que a preocupação com a limpeza dos dentes é antiga. Na Europa, as técnicas eram variadas. Usavam-se panos de linho para esfregar os dentes e mastigavam plantas, como menta, para tirar o mau hálito.
A medicina dentária mais moderna só surgiu no séc. XVII. Antes, eram os barbeiros que tiravam dentes! A escova de dentes, tal qual como a conhecemos, foi inventada em 1938, e a escovagem começou a ser um hábito nos países desenvolvidos em meados do séc. XX, quando se tornou do conhecimento geral que a higiene oral é essencial para prevenir o aparecimento de cáries dentárias (que destroem os dentes) e de doenças das gengivas.

Continuam a existir povos que usam métodos naturais para lavar os dentes, à base de plantas, paus e raízes comestíveis. No Paquistão, por exemplo, usa-se o miswak, um pau que fica com a ponta desfiada. Em África, utiliza-se madeira de uma árvore chamada ‘mulala’. É isso que está a usar a rapariga do Sudão do Sul, da tribo mundare, a lavar os dentes com essa madeira.
A transformação da escova

3500 a.C. – A primeira «escova de dentes» de que há registo era um pequeno pau de madeira mastigável e foi descoberta no Egito.
210 a.C.– O médico grego Diocles de Caristo receitava aos seus pacientes que esfregassem folhas de hortelã nas gengivas e nos dentes.
983 – Usavam-se os dedos, paus de madeira ou misturas de ervas para eliminar os restos de comida e deixar o hálito fresco.
1347 – Os monges chineses faziam escovas com pequenos ossos de animais ou bambu e pelos de crina de cavalo. Mais tarde, seriam usados pelos de porco.
1498 – A escova de dentes chinesa chega à Europa trazida pelos viajantes, como os descobridores portugueses.
1840 – A produção de escovas dos dentes generaliza-se em Inglaterra, França, Alemanha e Japão. Quarenta anos depois, a produção em massa chega aos Estados Unidos da América.
1938 – Os pelos de porco, que desenvolviam muitas bactérias e fungos, são substituídos pelas fibras de nylon, de que são feitas atualmente as escovas.
Sabias que…
… O dentista francês Pierre Fauchard, que viveu no séc. XVIII, recomendava o uso de urina para tratar as cáries em fase inicial?
… O bicarbonato de sódio, parecido com o sal, é usado para branquear os dentes, e também é eficaz a reduzir a placa bacteriana?
… As primeiras pastas dentífricas eram feitas com carvão (eficaz a tirar manchas dos dentes) e sabão?
… Na China, além de usarem paus para limpar os dentes, é habitual mastigarem chá verde?