Foi hoje anunciado que as aulas recomeçarão a 8 de fevereiro, uma segunda-feira, mas não irás para a escola: as aulas vão ser online, como foram no terceiro período do ano passado. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros (a reunião de todos os ministros, incluindo o primeiro-ministro, em que se tomam as grandes decisões).
Foi também anunciado que no Carnaval não haverá férias: os dias 15, 16 e 17 de fevereiro serão dias de aulas. As férias da Páscoa vão perder também dois dias: 25 e 26 de março haverá aulas. A semana mesmo antes da Páscoa deve ser de férias – porque os professores precisam de ter reuniões para decidirem as notas.
As férias grandes começarão uma semana mais tarde. O último dia de aulas deste ano letivo passa a ser 16 de junho para os alunos do 9º, 11º e 12º nos; 22 de junho para os alunos do 7º, 8º e 9º anos; e 7 de julho para os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos.
Na conferência de imprensa, perguntado sobre se as datas dos exames se vão manter, o ministro da Educação disse que ainda é cedo para a questão se colocar. «Existindo algum ajustamento ao calendário, ele será oportunamente anunciado», disse o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
As únicas escolas que estarão abertas são aquelas que recebem alunos cujos pais têm de continuar a trabalhar, e aquelas que dão refeições aos alunos com direito a Ação Social Escolar. O ministro da Educação disse que na quarta-feira, 27, foram servidas 20 mil refeições nestas escolas.