“No Dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!”. É seguindo este provérbio popular que se celebra o dia 11 de novembro em Portugal. De acordo com a tradição, são realizadas festas, os chamados magustos, em que, em redor de uma fogueira, se assam castanhas e, no caso dos adultos, se bebe água-pé, jeropiga e o vinho novo, produzido com as uvas apanhadas no verão.
Mas o Dia de São Martinho festeja-se um pouco por toda a Europa, e não apenas em Portugal. As celebrações variam de país para país.
Em Espanha, matar o porco
Em Espanha, este dia chama-se San Martín e marca o início da época em que se faz a matança do porco. Esta tradição deu origem ao ditado popular “cada porco tem o seu São Martinho”, ou seja, cada pessoa receberá o pagamento adequado pelos atos incorretos que cometeu.
Na Bélgica, as crianças costumam percorrer as ruas com velas e lanternas, cantando músicas alusivas ao São Martinho e come-se ganso.
Na Grã-Bretanha, no dia a seguir ao Saint Martin’s Day começa um período de 40 dias de jejum, o chamado “Os Quarenta Dias de São Martinho”. Trata-se de uma preparação espiritual para o Natal.
Prendas na Alemanha e doces em Itália
Na Alemanha, era costume acenderem-se fogueiras, Martinsfeuer, que representavam a luz que os santos levavam para a escuridão e assar-se ganso ou porco. Atualmente, organizam-se procissões, as chamadas Martins-Zuge, nas quais as crianças saem à noite com lanternas cantando músicas e recebendo doces. A procissão inicia-se com um homem de capa vermelha montado num cavalo, que representa São Martinho. Os adultos bebem o vinho quente tradicional de inverno, o conhecido Gluhwein.
Na Croácia, o Dia de São Martinho simboliza o dia em que as uvas fermentadas são transformadas em vinho. Seguindo a tradição, as uvas, consideradas impuras, são batizadas, sendo este processo feito pelo dono da casa que se veste de bispo. Nesta época, os pratos característicos são o ganso e o Mlinci, uma espécie de sopa de pão.
Na Itália, além das castanhas assadas, também se come um zeppole or frittelle di San Martino (uma mistura de farinha de trigo e água frita, recheada com queijo ricota ou nutella), ensopado de carne de porco e biscoitos de São Martinho (bolachas duras com sabor a erva-doce que devem ser comidas depois de embebidas em vinho moscatel de Pantelleria). As crianças andam pelas ruas com tachos, enquanto pedem doces ou dinheiro, recitando também um poema.