Escolher um livro para os mais novos nunca é uma tarefa fácil. É bonito e elegante ter livros na prateleira, mas no planeta dos miúdos o importante é que os livros voem de lá para fora até as capas começarem a ficar gastas e as páginas a soltar-se! Fazemos-lhe três recomendações de livros publicados recentemente, para três faixas etárias e três ciclos distintos.
Esta não é uma receita infalível, por isso leia quando os mais novos estão a ler. As crianças e os jovens precisam de referências de sucesso, e se virem alguém a desmanchar um livro ao meio para ler mais umas quantas páginas, em vez de estarem de forma hipnótica a ver televisão, vão querer experimentar, nem que seja pelo menos entender de onde vem o encanto pela leitura.
1.º ciclo – dos 6 aos 10 anos
Animais Ameaçados, de Martin Jenkins (autor) e Tom Frost (ilustrador), Nuvem das Letras
Este é um dos mais belos livros editados sobre animais em vias de extinção que agraciaram as estantes das livrarias nos últimos anos. De uma forma sintética e excecionalmente ilustrada, um a um, são apresentados bichos e bicharocos que estão em risco de desaparecerem do nosso planeta. É um livro grande e fanfarrão, no bom sentido. As páginas estão repletas de curiosidades e pormenores sobre os animais, o que retira da leitura tudo aquilo que ela tem de mecânico e faz dela uma experiência de descobertas e aprendizagens significativas sobre o planeta onde vivemos. Nestas idades, as enciclopédias e os livros sobre animais, cujo formato fuja ao padrão, são apostas certeiras.
2.º ciclo – dos 10 aos 12 anos
As Piores Crianças do Mundo 3, de David Walliams (autor) e Tony Ross (ilustrador), Porto Editora
Este autor e os seus livros têm-se tornado numa das maiores referências da leitura literária dos últimos anos. Esta nova publicação volta à carga com mais um lote de crianças com hábitos detestáveis e absurdos, mas tão absurdos que é impossível não soltar uma gargalhada a cada par de páginas lidas. Nesta fase, é imperativo dar a ler autores cuja escrita seja fluida e que, por vezes, traga consigo um toque de humor. Estas obras da coleção de David Walliams apresenta-se divididas em capítulos, cada um dedicado a uma criança monstruosa. A leitura capitulada estabelece metas e cativa: mais um capítulo, mais uma criança péssima.
3.º ciclo – dos 12 aos 15 anos
Era Duas Vezes o Barão Lamberto, de Gianni Rodari (autor) e Javier Zabala (ilustrador), Kalandraka
Aqui temos um autor de referência para a literatura infantojuvenil. Rodari é responsável por algumas das obras mais marcantes e emblemáticas desta literatura. Este romance juvenil conta a história de um velho, muito velho, com uma vida faustosa e cheia de hábitos peculiares, que graças a um remédio milagroso vê a sua qualidade de vida melhorar de forma estonteante. Este livro, também organizado em capítulos, tem uma cadência de escrita cativante e uma narrativa verdadeiramente empolgante e rica, que consegue transportar os leitores para um mundo parecido com o nosso, mas cheio de fantasia à mistura, sem nunca perder a qualidade literária sublime que o autor imprime em tudo aquilo que escreve.