Já te aconteceu ficares na dúvida quando tens de conjugar certos verbos? “Eu caibo” ou “eu cabo”? “Entreti-me” ou “entretive-me”? E diz-se “a gente vai” ou “a gente vamos”?
Aquilo que falamos ou escrevemos diz muito sobre nós. Diz mais sobre nós do que podemos imaginar! Sempre que cometemos um erro gramatical ou ortográfico, podemos ser alvo de troça por quem nos rodeia. Erros linguísticos como “tu fostes à aula de ginástica?”, “foi uma perca de tempo”, “houveram colegas que faltaram” prejudicam a tua comunicação com os outros. E não só! A aprendizagem de outras disciplinas pode ficar comprometida quando não fazes um bom uso da língua portuguesa.
Já pensaste nas vantagens que terás em falar e escrever corretamente? A tua mensagem será mais facilmente compreendida pelo teu recetor para poderes alcançar o teu objetivo comunicativo.
Queres saber quais são os 5 erros linguísticos mais comuns da oralidade?
ERRO 1: tu fostes
Forma correta: tu foste
A forma verbal correspondente à 2.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ir ou ser é foste. A forma verbal fostes corresponde à 2.ª pessoa do plural: vós fostes.
ERRO 3: houveram pessoas
Forma correta: houve pessoas
Sempre que é verbo principal, o verbo haver só se conjuga na 3.ª pessoa do singular (há, houve, havia, haverá, haveria, haja…).
ERRO 4: vocês ha dem
Forma correta: vocês hão de
O verbo haver no presente do indicativo conjuga-se assim: eu hei de, tu hás de, ele há de, nós havemos de, vós haveis de, vocês / eles hão de.
ERRO 5: p[ó]ssamos
Forma correta: possamos
As formas verbais da 1.ª pessoa do plural do presente do conjuntivo são graves, ou seja, o acento tónico recai na penúltima sílaba: tenhamos, sejamos, possamos.
O que podes fazer para eliminar de vez estes e outros erros linguísticos? Deves ler muito (e bem!) para que sejas exposto à palavra bem escrita. Tal como a leitura, a consulta de dicionários é também uma boa prática, sempre que tiveres alguma dúvida na grafia e significado de uma palavra.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/10/Montagem-livro.jpg)
Sandra Duarte Tavares é autora do livro Falar sem Erros (Porto Editora), escrito a pensar nos alunos e estudantes, no qual encontras respostas para cem dúvidas relacionadas com o uso do Português. Todos os meses, na VISÃO Júnior, Sandra Duarte Tavares vai publicar um divertido quizz para fazeres e melhorares o teu Português.